Ouvir crianças e professores: a escuta atenta nos diálogos em instituições educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350581

Palavras-chave:

Pesquisa com crianças, Educação infantil, Sociologia da infância

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a importância da escuta como possibilidade para interpretar como as crianças, com idade de 2 a 3 anos, constroem sentidos e significados nos episódios da cotidianidade do trabalho educativo. A metodologia utilizada aponta a característica investigativa com e sobre as crianças, proveniente das contribuições da sociologia da criança e dos estudos da infância. Aponta-se que as vivências, sustentadas numa escuta sensível, na atenção aos pormenores que impregnam o ambiente educacional, podem contribuir em interpretações que ressignificam e protagonizam o espaço social ocupado por crianças e adultos. O que implica na defesa de práticas docentes alicerçadas nas linguagens infantis, em suas manifestações expressivas, e na curiosidade às minúcias

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Biografia do Autor

Eliana Ferreira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados, MS, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019). Professora substituta da Faculdade de Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/UEMS, unidade de Dourados. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil de Dourados/MS - GEPEIND. E-mail: eliana.anaeli@gmail.com

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados, MS, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004) Professora Titular da Faculdade de Educação na UFGD/Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (2) Líder do GPEPC/Grupo de Pesquisa “Educação e Processo Civilizador”. E-mail: magdaoliveira@ufgd.edu.br

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae). E-mail: valdetecoco@hotmail.com

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Publicado

05.11.2024

Como Citar

Ferreira, E., Sarat, M., & Côco, V. (2024). Ouvir crianças e professores: a escuta atenta nos diálogos em instituições educacionais. Linhas Crí­ticas, 30, e50581. https://doi.org/10.26512/lc29202350581

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