Inmigración, formación de profesores e inclusión en la red municipal de Manaus

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350291

Palabras clave:

Inmigración, Educación, Formación de profesores

Resumen

Neste artigo temos por objetivo discutir a formação continuada de professores tendo como problematização a inserção de estudantes imigrantes em escolas públicas da rede municipal de ensino em Manaus. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando os marcos legais que asseguram os direitos da pessoa imigrante, seguido de análise bibliográfica acerca do fenômeno da migração e o acesso à educação. Os resultados evidenciam que se faz necessário formar e capacitar o professor, para que esse venha intervir de maneira significativa nas dificuldades do processo de ensino-aprendizagem vivenciado tanto pelo estudante imigrante quanto pelo professor em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas. E-mail: fgarcia@ufam.edu.br

Elen Ariana Azevedo Cotrim, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestranda em educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora da Secretaria de Educação de Manaus (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). E-mail: elenacotrim@gmail.com

Leandro Harisson da Silva Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestre em letras pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Doutorando em educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professor da Secretaria de Educação de Manaus. E-mail: leandrovasconcelos088@gmail.com

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Publicado

2023-10-20

Cómo citar

Garcia, F. M., Cotrim, E. A. A., & Vasconcelos, L. H. da S. (2023). Inmigración, formación de profesores e inclusión en la red municipal de Manaus. Linhas Críticas, 29, e50291. https://doi.org/10.26512/lc29202350291

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