A tese da primazia do reconhecimento sobre o conhecimento em Axel Honneth: contribuições para os processos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.5001

Palavras-chave:

Reconhecimento prévio, Conhecimento, Gestos expressivos, Implicação existencial, Processos educativos

Resumo

O artigo explora a tese honnethiana baseada no conceito de reconhecimento prévio da primazia do reconhecimento sobre o conhecimento. O objetivo é mostrar que tal tese, explicitada mediante os conceitos de reconhecimento prévio, gestos expressivos e atitude de implicação existencial, permite extrair importantes implicações educativas. Isso é indicado tanto no que tange à hipótese de uma continuidade entre os gestos expressivos de socialização infantil e as modalidades de aparição e de manifestação no espaço público mais amplo em que o sujeito agirá, quanto no que concerne às dimensões afetiva e cooperativa que estariam na base do reconhecimento humano e dos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor do curso de filosofia e do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Passo Fundo/RS.

Referências

ADORNO, T. W.MinimaMoralia.Paris: Editions Payot, 2001.

BOLTANSKI, L; CHIAPELLO, E. O novoespírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CENCI, A. V. Reconhecimento, realização de si e paideia: sobre o sentidoatual de umantigo ideal. In: BOMBASSARO, L. C.; DALBOSCO, C. A.; KUIAVA, E. A. (Orgs.) Pensarsensível: homenagem a Jayme Paviani. Caxias do Sul: Educs, 2011. p. 317-329.

CENCI, A. V. Reconhecimento, conflito e formaçãonateoriacrítica de Axel Honneth.Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 323-342, jun. 2013a.

CENCI, A. V. Individualização e reconhecimento.Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 03, p.314-324, dez. 2013b.

CENCI, A. V. Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade deHonnethparaaideia de formaçãohumana. LinhasCríticas, Brasília, v. 19, n. 39, p. 271-288,maio/ago. 2013c.

CENCI, A. V.Autonomia, reconhecimento e educação. PráxisEducativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 253-274, jan./jun. 2015. Disponívelem: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.

DALBOSCO, C. A. Reificação, reconhecimento e educação. RevistaBrasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 33-51, jan./abr. 2011. DOI: 10.1590/S1413-24782011000100003

DALBOSCO, C. A. Condiçãohumana e formaçãovirtuosa da vontade: profundezas doreconhecimentoemHonneth e Rousseau. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p.799-812, jul./set. 2014. DOI: 10.1590/s1517-97022014091625

DIAZ, A. Educación, reconocimiento y ciudadanía. REP - RevistaEspaçoPedagógico, v. 18, n. 2, Passo Fundo, p. 259-270, jul./dez. 2011.

HERNÁNDEZ I DOBON, F. J; HERZOG, B; MARTINS, M. R.La educación y la teoríadelreconocimiento: entrevista aAxel Honneth. Educação&Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 395-406, ene./mar. 2017.http://dx.doi.org/10.1590/2175-623670297.

FAGUNDES, A.; TREVISAN, A. L. A reificação da formaçãodocente e aonipresença dascompetências. Espaçopedagógico, Passo Fundo, v. 21, n. 1, p. 110-131, jan./jun. 2014.DOI: /10.5335/rep.v21i1.3876.

HONNETH, A. Grounding Recognition: A Rejoinder to Critical Questions, in Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy, v.XLV, n. 4, p. 499-519, 2002.

HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.

HONNETH, A. Redistribution as recognition: a response to Nancy Fraser. In: FRASER, N; HONNETH, A. Redistribution or Recognition. London/New York: Verso, 2003b. p. 110-197.

HONNETH, A.The point of recognition: a rejoinder to the rejoinder. In: FRASER, N; HONNETH, A. Redistribution or Recognition. London/New York: Verso, 2003c. p. 237-267.

HONNETH, A. Erkennen und Anerkennen: ZuSartresTheorie der Intersubjektivitat. In: Unsichtbarkeit:StationeneinerTheorie der Intersubjektivität. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2003.

HONNETH, A. La societédumépris.Paris: La découverte, 2006.

HONNETH, A. La reconnaissancecommeidéologie. In: La societédumépris.Paris: La Découverte, 2006a, p.245-274.

HONNETH, A. Invisibilité: surl`épistémologie de lareconnaissance. In: La societé du mépris.Paris: La Découverte, 2006b, 225-243.

HONNETH, A.; HARTMANN, M. Les paradoxes du capitalisme: unprogramme de recherche. In: La societé du mépris.Paris: La découverte, 2006c, p.275-303.

HONNETH, A. Capitalismeetréalisation de soi: les paradoxes de l’individuation In:La societé du mépris.Paris: La découverte, 2006d, p.305-323.

HONNETH, A.; VOIROL, O. La théorie critique de l`ecole de Francfortet la théorie de la reconnaissance. In: La societé du mépris.Paris: La découverte, 2006e, p.151-180.

HONNETH, A. Reificación: um estudioenla teoria delreconocimiento. Buenos Aires: Katz, 2007.

HONNETH, A. Rejoinder. In: PETHERBRIDGE, D. (Ed.) Axel Honneth: Critical Essays.Leiden/Boston: Brill, 2011, p.391-421.

KANT, I. Critique de laraison pratique. Paris:ÉditionGallimard, 1985.

MEAD, G. H. Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

PIROMALLI, E. La teoria delriconoscimentodiAxel Honneth: dalle sue origini a Das Recht der Freiheit. Roma. UniversitáSapienza, 2012 (Tese de doutorado).

STERN, D.La primerarelación madre-hijo. Madrid: Morata, 1984.

STERN, D. O mundo interpessoal do bebê: uma visão a partir da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento.Porto Alegre: Artes Médicas 1992.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

TOMASELLO, M. Por quécoperamos? Madrid: Katz, 2010.

TREVISAN, A. L.; ROSSATTO, N. D. Reificação e reconhecimento: reflexões para apesquisa em educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 16, n. 31, p. 275-286, jul./dez. 2010.

VOIROL, O. Présentation - Visibilité et invisibilité: une introduction.Réseaux, n. 129-130, p.9-36, 2005/1.

Downloads

Publicado

14.06.2017

Como Citar

Cenci, A. V. (2017). A tese da primazia do reconhecimento sobre o conhecimento em Axel Honneth: contribuições para os processos educativos. Linhas Crí­ticas, 22(49), 708–726. https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.5001

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.