Aspectos epistemológicos e pedagógicos da educação profissional e tecnológica: implicações para a prática docente

Autores

  • Caetana Juracy Rezende Silva Ministério da Educação - MEC
  • Olgamir Francisco de Carvalho Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4948

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Epistemologia das disciplinas técnicas e profissionais, Desafios da formação docente

Resumo

A inédita expansão na educação profissional e tecnológica ocorrida nas últimas décadas não foi acompanhada de ações suficientes voltadas à formação docente. Milhares de profissionais têm exercido o magistério nesse campo sem qualquer debate anterior sobre suas características e implicações para a prática docente. Há consenso quanto à falta de formação docente específica, particularmente para aqueles que atuam nas chamadas disciplinas técnicas ou profissionais. O presente artigo se detém sobre dois desafios fundamentais: a discussão sobre a epistemologia e a pedagogia subjacente à s chamadas disciplinas técnicas ou profissionais e o necessário enfrentamento das mudanças do mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caetana Juracy Rezende Silva, Ministério da Educação - MEC

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (FE/UnB-2016), Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG-2004) e Graduada em Música pela UnB (1996). Técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação. Tem experiência em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e
Tecnológica, atuando, principalmente, nos temas: formação de docentes para a educação profissional e tecnológica, educação de trabalhadores, ensino técnico, qualificação profissional, reconhecimento de saberes e certificação profissional.

Olgamir Francisco de Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Pedagogia pela UnB, mestre em Educação pela PUC- SP e doutora em Educação pela UNICAMP - Campinas. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília,  coordenadora do Programa de Pós - Graduação em Educação - Modalidade Profissional e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho - NEPET. Desenvolve estudos nas seguintes temáticas: Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva internacional comparada (modelos de formação, epistemologia e pedagogia da EPT); Orientação Vocacional e Profissional no contexto da Escola e do Trabalho (educação para a carreira; reconhecimento e validação de saberes produzidos no trabalho).

Referências

BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise (orgs.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012.

CARVALHO, Olgamir Francisco.; LACERDA, Gilberto. Dualismo versus congruência: diálogo entre o novo modelo brasileiro para a formação profissional e o modelo didático ESC (Experiencial, Científico e Construtivista). In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CARVALHO, Olgamir Francisco; SILVA, Caetana Juracy Rezende; Araújo, Mariângela. Educação Profissional e Tecnológica: elementos históricos e conceituais In: Educação Profissional e Tecnológica: elementos históricos e conceituais. Brasília: Editora UnB, 2016, p. 306 - 344.

CARVALHO, Olgamir Francisco; SOUZA, Francisco Heitor Magalhães. Formação do docente da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: um diálogo com as Faculdades de Educação e o Curso de Pedagogia: Educação e Sociedade, Set 2014, vol. 35, Nº 128, p. 883-908. ISSN 0101-7330

CATTANI, Alberto David; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Formação profissional. In: CATTANI, Alberto David; HOLZMANN, Lorena (Org.). Dicionário de trabalho e tecnologia. 2a ed. revista e ampliada Porto Alegre: Zouk, 2011. p. 203-209.

FERREIRA, Mário César. Qualidade de vida no trabalho: Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. 2a ed. Brasília, DF: Paralelo 15, 2012.

GAGNON, Richard. Epistemología de las disciplinas profesionales y técnicas. In: Linhas Críticas, Brasília, DF, v.16, n. 30, jan./jun. 2010. p. 5-26.

GUÉRIN, François et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: A prática da ergonomia. São Paulo: Blücher, 2001.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Básica 2005 a 2015. Brasília: Inep, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017. Disponíveis em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>.

___________. Sinopses estatísticas da educação superior 2015 ”“ graduação. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: < http:// portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>.

KOLB, David A.Experiential learning: Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, 1984.

MACHADO, Lucília. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, nº 1, 2008.

POLANYI, Michael. Personal Knowledge ”“ Towards a Post-Critical Philosophy. London: Routkedge, 2005.

SILVA, Caetana Juracy Rezende. Do saber ao sabor: estudo da relação entre saberes tácitos e explícitos expressos nas competências laborais de cozinheiros em situação de trabalho. Doutorado em Educação. Brasília: UnB, 2016.

Downloads

Publicado

14.06.2017

Como Citar

Silva, C. J. R., & Carvalho, O. F. de. (2017). Aspectos epistemológicos e pedagógicos da educação profissional e tecnológica: implicações para a prática docente. Linhas Crí­ticas, 22(49), 598–618. https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4948

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica