Infância, gerações e temporalidades: experiências de crianças e professoras em diálogo

Autores

  • Raquel Gonçalves Salgado Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4256

Palavras-chave:

Infância, Relações intergeracionais, Experiências, Contemporaneidade

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir como crianças e professoras significam mutuamente suas experiências de infância. A pesquisa situa-se no campo dos estudos da infância. Grupos de discussão sobre diversas experiências de infância, entre crianças e professoras de turmas de educação infantil, realizados em uma brinquedoteca universitária, consistem em estratégias metodológicas. Entre as professoras, há uma tendência em valorar as experiências atuais da infância como dissonantes de um ideal que se perdeu no tempo. As crianças, por outro lado, trazem a tecnologia e o consumo como marcas de suas experiências, questões que precisam ser contempladas na agenda da educação contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Gonçalves Salgado, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. 

 

Referências

ABREU, Casimiro de. Primaveras. Porto Alegre: L&PM, 1999.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984. p. 23-25.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. 2. ed. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BUCKINGHAM, David. After the death of childhood: growing up in the age of electronic media. Cambridge: Polity Press, 2000.

CASTRO, Lucia Rabello de. Conhecer, transformar(-se) e aprender: pesquisando com crianças e jovens. In: CASTRO, Lucia Rabello de; BESSET, Vera Lopes (orgs). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Faperj, 2008. p. 21-42.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva: Fapesp; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.

JOBIM E SOUZA, Solange; SALGADO, Raquel Gonçalves. Mikhail Bakhtin e a ética das imagens nos estudos da infância: uma proposta de pesquisa-intervenção. In: CASTRO, Lucia Rabello de; BESSET, Vera Lopes (Orgs.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2008. p. 490-513.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Anped, n. 19, p. 20-28, jan.-abr., 2002.

MANNHEIM, Karl. (1952). O problema sociológico das gerações. In: FORACCHI, Marialice Mencarini. (Org.). Karl Mannheim: Sociologia. São Paulo: Ática, 1982. p. 67-95.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, mai.-ago., 2010.

SALGADO, Raquel Gonçalves. Entre a ficção e a realidade: as facetas do poder infantil na cultura contemporânea. In: OSWALD, Maria Luiza Bastos; PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Infância e juventude: narrativas contemporâneas. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: Faperj, 2008. p. 87-105.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: Intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEIA, Maria Cristina Soares de. (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 17-39.

TOMIZAKI, Kimi. Transmitir e herdar: o estudo dos fenômenos educativos em uma perspectiva intergeracional. Revista Educação e Sociedade, Campinas, Cedes, v. 31, n. 111, p. 327-346, abr.-jun., 2010.

Downloads

Publicado

09.05.2014

Como Citar

Salgado, R. G. (2014). Infância, gerações e temporalidades: experiências de crianças e professoras em diálogo. Linhas Crí­ticas, 20(41), 63–80. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4256

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Estudos da Infância

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.