Concepções dos tutores do programa Unesp/ Univesp sobre formação a distância

Autores

  • Marta Fernandes Garcia Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Dirceu da Silva Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4196

Palavras-chave:

Concepções, Perfil do Tutor, Formação de Professores, Educação a Distância

Resumo

O texto apresenta o perfil dos tutores do programa Unesp/Univesp e discute as concepções que esses sujeitos possuem sobre aspectos da formação a distância. Para tanto, foi aplicado um questionário em 41 tutores. Os resultados mostram que, de maneira geral, os tutores acreditam na EaD para uma formação de qualidade de professores e consideram o trabalho de tutoria fundamental para garantir a qualidade da interação entre os alunos. Os materiais instrucionais ocupam um lugar de destaque no processo de aprendizagem para um número considerável de sujeitos. Suas concepções também evidenciam que o preconceito com a EaD ainda é forte no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Fernandes Garcia, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ALONSO, Myrtes; ALEGRETTI, Sonia Maria. Introduzindo a pesquisa na formação de professor a distância. In: ALMEIDA, Maria Elisabette Bianconcini. et al (orgs). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 2003.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2009.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed>. Acesso em: 09 set. 2011.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2011.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação a Distância. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil ”“ UAB. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm>. Acesso em: 12 fev. 2012.

DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação Superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, out.-dez. 2010.

GARCÃA ARETIO, Lorenzo. La educación a distância. Uma visión global. Boletín Llustre Colegio de Doctores y licenciados de España. 2003. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2011.

GARNICA, A. V. M. Um ensaio sobre as concepções de professores de matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa: São Paulo, v.34, n.3. p.495-510, set.-dez. 2008.

GAYTAN, Jorge; MCEWEN, Beryl. Effective online instructional and assessment strategies. The American Journal of Distance Education. p. 117-132.2007. Disponível em: <http://onlinelearningassessment.pbworks.com/f/gaytan.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2012.

GIOLO, Jaime. A educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1211-1234, set.-dez. 2008. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 07 dez. 2011.

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, nº 08, Mai/Jun/Jul/Ago, 1998. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08 a06.pdf>. Acesso em: 25 maio 2010.

LAPA, Andrea; PRETTO, Nelson de Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, nov. 2010.

MAGGIO, Mariana. O tutor na educação a distância. In: LITWIN, Edith. (org.). Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 93-110.

MILL, Daniel. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, Daniel; OLIVEIRA, M. R. G.; RIBEIRO, L. R. C. (Org.) Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EDUFSCar, 2010.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

NEDER, Maria Lúcia Cavalli. O texto como elemento de mediação entre os sujeitos da ação educativa. In: POSSARI, Lucia Helena Vendrúsculo; NEDER, Maria Lúcia Cavalli. Material Didático para a EaD: Processo de Produção. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

PADULA, Jorge. Eduardo. Contigo em La distancia: el rol del tutor em La educación no presencial, 2002. Disponível em: <http://www.uned.es/catedraunescoead/ publicued/ pbc08/ rol_ bened.htm>. Acesso em: 27 nov. 2012.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PRETI, Oreste. O estado da arte sobre “tutoria”: modelos e teorias em construção. In: PRETI, O. O sistema de Orientação Acadêmica no curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso. Programa CAERENAD, 2005.

SCHLEMMER, Eliane. Formação de professores na modalidade online: experiências e reflexões sobre a criação de espaços de convivências digitais virtuais. Em Aberto, v. 23, n. 84, p. 99-122, nov. 2010.

UNESP. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia semipresencial, 2008. 35 pg. Disponível em: <http://www.edutec.unesp.br/images/portal/ementas/completo1.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2012.

Downloads

Publicado

31.12.2013

Como Citar

Garcia, M. F., & Silva, D. da. (2013). Concepções dos tutores do programa Unesp/ Univesp sobre formação a distância. Linhas Crí­ticas, 19(40), 579–593. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4196

Edição

Seção

Dossiê:Educação a distância

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.