O uso do Google Earth em aulas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4145Palavras-chave:
Sensoriamento remoto, Google Earth, Geometria, Ensino fundamentalResumo
Neste artigo refletimos sobre a utilização do sensoriamento remoto como estratégia didática em aulas de matemática, especificamente em geometria. O trabalho de campo ocorreu em uma turma do 9° ano em uma escola particular na cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas atividades orientadas no sensoriamento remoto usando ferramentas do Google Earth. A análise focou a noção de espaço e os resultados elucidaram aspectos do aprendizado que articulam: distância entre dois pontos; tempo e distância; representação geográfica; e comparação. O tipo de atividade trabalhada foi importante nesta articulação e se mostrou propícia à criação de um ambiente incentivador para a aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
BAIRRAL, Marcelo A. O desenvolvimento do pensamento geométrico na Educação Infantil: Algumas perspectivas conceituais e curriculares. In Mercedes Carvalho & Marcelo A. Bairral (Eds.), Matemática e Educação Infantil. Petrópolis: Vozes, 2012 (prelo).
BUZATO, Marcelo E. K. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, p. 325-342, 2008.
MAIA, Rafael C. O.; BAIRRAL, Marcelo. A. Uma ferramenta virtual para a matemática no ensino fundamental. Pátio Ensino Fundamental, n. 60, 2011, p. 22-25.
MAIA, Rafael C. O. O Google Earth no Cotidiano da Matemática: Atividades com Google Earth para o Ensino Fundamental, 2011. Monografia (Graduação em Matemática) ”“ Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
MENEGHETTI, Renata Cristina G. Experimentoteca de Matemática: discussões sobre possibilidades de sua utilização no processo de o ensino e a aprendizagem de Matemática. Práxis Educativa, 6(1), 2011, 121-132.
PANORKOU, Nicole; PRATT, Dave. Using Google sketchup to research children’s experience of dimension. Anais... PME35, Ankara, v. 3, p. 337-344, 2011.
PITTALIS, Marios; CHRISTOU, Constantinos. Types of reasoning in 3D geometry thinking and their relation with spatial ability. Educational Studies in Mathematics, 75(2), p. 191-212, 2010.
SANTOS, Vania Maria N. Escola, Cidadania e Novas Tecnologias: O sensoriamento no ensino. São Paulo: Paulinas, 2002.
VALENTE, Jose Armando; PAZINI, Dulce Léia G. O uso do Sistema de Informação Geográfica e do Sensoriamento Remoto em sala de aula: questões teóricas e práticas. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32, n. 1, p. 59-74, 2010.
RICHARD, Philippe. La interaccíón con applets Java para El aprendizaje de las matemáticas. Uno, n. 58, p. 8-24, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.