O uso do Google Earth em aulas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4145Palavras-chave:
Sensoriamento remoto, Google Earth, Geometria, Ensino fundamentalResumo
Neste artigo refletimos sobre a utilização do sensoriamento remoto como estratégia didática em aulas de matemática, especificamente em geometria. O trabalho de campo ocorreu em uma turma do 9° ano em uma escola particular na cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas atividades orientadas no sensoriamento remoto usando ferramentas do Google Earth. A análise focou a noção de espaço e os resultados elucidaram aspectos do aprendizado que articulam: distância entre dois pontos; tempo e distância; representação geográfica; e comparação. O tipo de atividade trabalhada foi importante nesta articulação e se mostrou propícia à criação de um ambiente incentivador para a aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
BAIRRAL, Marcelo A. O desenvolvimento do pensamento geométrico na Educação Infantil: Algumas perspectivas conceituais e curriculares. In Mercedes Carvalho & Marcelo A. Bairral (Eds.), Matemática e Educação Infantil. Petrópolis: Vozes, 2012 (prelo).
BUZATO, Marcelo E. K. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, p. 325-342, 2008.
MAIA, Rafael C. O.; BAIRRAL, Marcelo. A. Uma ferramenta virtual para a matemática no ensino fundamental. Pátio Ensino Fundamental, n. 60, 2011, p. 22-25.
MAIA, Rafael C. O. O Google Earth no Cotidiano da Matemática: Atividades com Google Earth para o Ensino Fundamental, 2011. Monografia (Graduação em Matemática) ”“ Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
MENEGHETTI, Renata Cristina G. Experimentoteca de Matemática: discussões sobre possibilidades de sua utilização no processo de o ensino e a aprendizagem de Matemática. Práxis Educativa, 6(1), 2011, 121-132.
PANORKOU, Nicole; PRATT, Dave. Using Google sketchup to research children’s experience of dimension. Anais... PME35, Ankara, v. 3, p. 337-344, 2011.
PITTALIS, Marios; CHRISTOU, Constantinos. Types of reasoning in 3D geometry thinking and their relation with spatial ability. Educational Studies in Mathematics, 75(2), p. 191-212, 2010.
SANTOS, Vania Maria N. Escola, Cidadania e Novas Tecnologias: O sensoriamento no ensino. São Paulo: Paulinas, 2002.
VALENTE, Jose Armando; PAZINI, Dulce Léia G. O uso do Sistema de Informação Geográfica e do Sensoriamento Remoto em sala de aula: questões teóricas e práticas. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32, n. 1, p. 59-74, 2010.
RICHARD, Philippe. La interaccíón con applets Java para El aprendizaje de las matemáticas. Uno, n. 58, p. 8-24, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.