Entre lógica instrumental e determinista: perspectivas teóricas nas pesquisas sobre o PROUCA
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202241241Palavras-chave:
Tecnologia, Inclusão digital, Escola públicaResumo
Objetivamos compreender quais são as perspectivas teóricas que fundamentam as produções acadêmicas que versam sobre o uso do laptop distribuído pelo Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, em dissertações e teses publicadas no Banco de Teses da Capes e da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2005 e 2019, constituímos nosso corpus de investigação. Foram encontradas 31 dissertações e 11 teses. Os dados desta pesquisa demonstram que a base pedagógica predominante é o construcionismo e que há, em sua maioria, a dicotomia na relação entre ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
Almeida, A. C. F. de. (2014). Programa Um Computador por Aluno: as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso do laptop. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9795
Almeida, J. L. V., & Grubisich, T. M. (2011). O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética. Revista Lusófona de Educação, 17(17), 65-74. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2365
Almeida, M. E. B. de, & Valente, J. A. (2007). Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? Paulus.
Andrade, W. L. S. de. (2013). Aprendizagem mediada por tecnologias digitais baseadas em software livre no âmbito do programa um computador por aluno - PROUCA. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13247
Andriola, W. B., & Gomes, C. A. (2017). Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica. Educar em Revista, (63), 267-288. https://doi.org/10.1590/0104-4060.48230
Araújo, C. H. dos S., Peixoto, J., & Echalar, A. D. L. F. (2018). O trabalho pedagógico na educação a distância: mediação como base analítica. REVELLI, 10(3), 273-297. https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/8043
Barbosa, J. R. (2013). Práticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Ceará. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15115
Bento, R. M. L. (2010). O uso do Laptop Educacional 1:1 nas séries iniciais do ensino fundamental: o que muda na gestão da sala de aula. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais]. Biblioteca PUC-MG. http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_BentoRM_1.pdf
Carvalho, R. L. (2013). Contribuições da Teoria da Atividade no Ensino de Funções com o Uso do Laptop Educacional. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Ceará]. Repositório Institucional UECE. http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=75225
Casarin, M. de M. (2014). O programa um computador por aluno (PROUCA) e a inclusão de alunos com deficiência. (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/98598
Castells, M. (2006). A Sociedade em Rede: a era da Informação, economia, sociedade e cultura. Paz e Terra.
Castro, J. B. de. (2012). A utilização de objetos de aprendizagem para a compreensão e construção de gráficos estatísticos. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7341
Cóndor, C. N. Q., Rojas, J. J. O., & Ccora, C. R. Q. (2019). Análisis del programa de una computadora por niño en instituciones educativas en zonas de exclusión y pobreza: caso Perú. Revista Iberoamericana de Educación, 79(1), 71-95. https://doi.org/10.35362/rie7913391
Echalar, A. D. L. F. (2015). Formação docente para a inclusão digital via ambiente escolar: o PROUCA em questão. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás]. Repositório Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/722
Echalar, A. D. L. F., & Peixoto, J. (2017). Programa Um Computador por Aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 25. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501155
Eivazian, A. M. B. (2012). O computador móvel e a prática de professores que ensinam matemática em uma escola do projeto UCA. [Dissertação de Mestrado, Universidade Bandeirante de São Paulo]. Repositório Institucional da Kroton. https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/3514
Falcão, A. B. de F. (2012). Interações entre professores e alunos em situações de ensino-aprendizagem mediadas por NTICE: retratos do Projeto UCA no Distrito Federal (DF). [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12960
Freire, P. (2013a). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz & Terra.
Freire, P. (2013b). Pedagogia do oprimido. Paz & Terra.
Gomes, F. C. (2013). Projeto um computador por aluno em Araucária – UCAA: investigando a prática dos professores. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná]. Acervo Digital da UFPR. https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/31932?show=full
Habowski, A. C., Conte, E., & Kobolt, M. E. de P. (2019). A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado. Práxis Educativa, 15. http://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13009.011
Hoffmann, D. S. (2011). Modalidade 1:1: tecnologia individual possibilitando redes de fluência digital. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/34145
Kenski, V. M. (2007). Educação e novas tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus.
Kist, S. de O. (2008). Um laptop por criança: implicações para as práticas de leitura e escrita. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/15660
Lévy, P. (1993). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34.
Lévy, P. (1999). Cibercultura. Editora 34.
Machado, T. R. (2013). A docência e suas práticas a partir da inserção dos computadores móveis do projeto um computador por aluno na Grande Florianópolis: três realidades, um estudo. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UDESC. http://tede.udesc.br/handle/handle/998
Maike, V. R. M. L. (2013). Jogos Educacionais Tipo RPG: design e desenvolvimento contextualizados no laptop XO. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_8fd1939d172b1ef80bc63df190635d55
Malaquias, A. G. B. (2018). Tecnologias e formação de professores de matemática: uma temática em questão. [Tese de Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás]. Repositório Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4100
Martins, T. C. M. (2012). O significado do fazer ciência no contexto da cultura digital emergente: um estudo em uma escola da região metropolitana de Porto Alegre participante do PROUCA. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3775
Marx, K. (2017). O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Boitempo.
Melo, G. de., Machado, A., & Miranda, A. (2017). El impacto en el aprendizaje del programa Una Laptop por Niño. La evidencia de Uruguay. El trimestre económico, 84(334), 383-409. https://doi.org/10.20430/ete.v84i334.305
Mendes, M. (2008). Introdução do laptop educacional em sala de aula: indícios de mudanças na organização e gestão da aula. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10094
Miranda, L. V. T. (2013). Multissensorialidades e aprendizagens: usos das tecnologias móveis pelas crianças na escola. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107191
Nassri, R. S. Z. (2013). Letramento digital: um estudo a partir do Programa UCA-Irecê-BA. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBa. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13956
Neiva, S. M. de S. F. (2013). O laptop educacional em sala de aula: práticas pedagógicas construídas. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9718
Papert, S. (2008). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Artmed.
Peixoto, J. (2016). Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública, 25(59), 367-379. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681
Peixoto, J., & Echalar, A. D. L. F. (2017). Tensões que marcam a inclusão digital por meio da educação no contexto de políticas neoliberais. Revista Educativa - Revista de Educação, 20(3), 507-526. http://doi.org/10.18224/educ.v20i3.6836
Piovani, V. G. S., & Pires, G. de L. (2013). Los programas una computadora por niño en Brasil y Uruguay: estudio de casos. Actualidades Investigativas en Educación, 13(3), 311-341. https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v13n3/a14v13n3.pdf
Piovani, V. G. S. (2012). Escola, tecnologia e sociabilidade na educação física: intercâmbios pedagógico-culturais no âmbito do Plano CEIBAL e do PROUCA. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96170
Pontes, R. L. J. (2011). O uso da Web 2.0 na educação: um estudo de caso com professores participantes do projeto um computador por aluno (UCA). [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3293
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). (2012). Guia de orientação didática. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016928.pdf
Reis, A. de O. (2012). O uso 1:1 do laptop na educação matemática: permanências e mudanças no ensino e na aprendizagem. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais]. Biblioteca PUC-MG. http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educa%C3%A7%C3%A3o_ReisAO_1.pdf
Ricarte, L. T. (2015). O uso da ferramenta Scratch na escola pública: multiletramentos, autoria e remixagem. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da Unicamp. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269596
Rigoni, D. M. de R. G. R. (2012). Laptop educacional: mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Caxias do Sul]. Repositório Institucional da UCS. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/643
Rivoir, A. (2020). Revisión de antecedentes sobre One Laptop Per Child y discusión sobre sus resultados em América Latina. Em A. Rivoir. Tecnologías digitales y transformaciones sociales: Desigualdades y desafios en el contexto latinoamericano actual. (pp. 113-138). CLACSO. https://www.clacso.org/wp-content/uploads/2020/09/Tecnologias-digitales.pdf
Rosa, M. B. da. (2013). A inclusão da instituição escola na cultura digital e a construção de novos paradigmas a partir da iniciação científica na educação básica. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/80523
Rosa, T. M. de O. (2014). Projeto um computador por aluno: leitura semiótica de narrativas sobre o impacto inicial de experiências do uso de laptops em contextos de ensino-aprendizagem numa escola tocantinense. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Tocantins]. Repositório Institucional da UFT. http://hdl.handle.net/11612/151
Saldanha, R. P. T. (2009). Indicadores de um currículo flexível no uso de computadores portáteis. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional da PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10165.
Santos, A. P. C. dos. (2013). Entre o lápis, o papel e a tela: a presença das TDIC nas práticas de alfabetização e letramento em escolas do município de Tiradentes - MG. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4131
Santos, S. P. (2014). O programa um Computador por Aluno na visão dos jovens das escolas públicas de Goiânia. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Goiás]. Banco Digital de Teses e Dissertações da UFG. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3586
Schäfer, P. B. (2008). O percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/15013
Schonz, M. M. (2013). O laptop educacional na sala de aula: movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Caxias do Sul]. Repositório Institucional da UCS. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/651
Seixas, L. V. da S. (2014). Das máquinas de ensinar aos netbooks: tradição, inovação e tradução. [Tese de Doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertação da UERJ. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10377
Sette, P. F. (2013). A aula de matemática no Projeto UCA: o Geogebra e o Teorema de Pitágoras. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto] Repositório institucional da UFOP. http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/3475
Silva, E. K. da. (2014a). Os sentidos do trabalho docente e usos das tecnologias digitais no contexto do Programa UCA. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UDESC. http://tede.udesc.br/handle/handle/1014
Silva, M. A. da. (2014b). Trabalho colaborativo em rede no Projeto Um Computador por Aluno (UCA): conhecimentos e práticas docentes. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional da UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10469
Silva, M. H. da. (2009a). Repercussões do projeto Um computador por aluno no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday (TO). [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4698
Silva, M. R. da. (2017). Estratégias de leitura e desenvolvimento da competência leitora: proposta de sequência didática com base no gênero fábula. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional da PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20403
Silva, R. K. da. (2009b). O impacto inicial do laptop educacional no olhar de professores da rede pública de ensino. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10162
Silva, W. B. da. (2014c). O uso do computador PROUCA em seis escolas do Distrito Federal. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15432
Souza, M. A. (2013). A interação dos estudantes em um ambiente informatizado de aprendizagem matemática: uma experiência dentro do projeto um computador por aluno. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3386
Teixeira, A. G. D. (2012). Difusão tecnológica no ensino de línguas: o uso de computadores portáteis nas aulas de língua portuguesa sob a ótica da complexidade. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/LETR-96NPM6
Telles, É. de O. (2016). Inovação de práticas, mudança educativa e o uso de computadores portáteis na escola pública: a visão dos professores. [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital da USP. 10.11606/T.48.2016.tde-04112016-150828
Valente, J. A (Org.). (1999). O computador na sociedade do conhecimento. UNICAMP/NIED.
Valle, L. H. C. das N. (2011). Um computador por aluno: trajetórias da pesquisa e do pensamento crítico discente na escola. 2011. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4053
Vázquez, A. S. (2011). Filosofia da práxis. Expressão Popular.
Veloso, M. M. S. de A. (2014). O professor e a autoria no contexto da cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola. [Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15664
Weckelmann, V. F. (2012). Indicadores de mudanças nas práticas pedagógicas com o uso do computador portátil em escolas do Brasil e de Portugal. [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9691
Xavier, L. G. S. (2010). O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA – e o ensino de Geografia. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro].
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Antonio Alves Filho, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.