Entre lógica instrumental e determinista: perspectivas teóricas nas pesquisas sobre o PROUCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241241

Palavras-chave:

Tecnologia, Inclusão digital, Escola pública

Resumo

Objetivamos compreender quais são as perspectivas teóricas que fundamentam as produções acadêmicas que versam sobre o uso do laptop distribuído pelo Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). A partir de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, em dissertações e teses publicadas no Banco de Teses da Capes e da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2005 e 2019, constituímos nosso corpus de investigação. Foram encontradas 31 dissertações e 11 teses. Os dados desta pesquisa demonstram que a base pedagógica predominante é o construcionismo e que há, em sua maioria, a dicotomia na relação entre ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Alves Filho, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2019). Mestrando no Programa de pós-graduação de Educação em Ciências e matemática (PPGECM) na UFG. Integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação). E-mail: marcosantonio_12@hotmail.com

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Líder do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação), membro do Fórum de Licenciatura da UFG e do Centro de estudos e pesquisas em didática (CEPED). E-mail: adda.daniela@ufg.br

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Publicado

25.01.2022

Como Citar

Alves Filho, M. A., & Echalar, A. D. L. F. (2022). Entre lógica instrumental e determinista: perspectivas teóricas nas pesquisas sobre o PROUCA. Linhas Crí­ticas, 28, e41241. https://doi.org/10.26512/lc28202241241

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