Educação escolar indígena em Roraima
formação docente e escolas específicas e diferenciadas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202139863Palavras-chave:
Educação escolar indígena. Formação de professores indígenas. Prática Pedagógica.Resumo
Pierlangela Nascimento da Cunha, indígena, Wapixana, da Comunidade da Barata localizada no município de Alto Alegre no Estado de Roraima (RR). Professora desde 1996, possui Licenciatura Intercultural com habilitação em Ciências Sociais pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Downloads
Referências
Brasil. (2015). Decreto nº 8.593, de 17 de dezembro de 2015 (Dispõe sobre a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista - CNPI e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/D8593.htm
Burckhart, T. R. (2019). Direitos Indígenas e Jurisdição Constitucional: uma análise crítica do caso Raposa Serra do Sol. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215285
Silva, N. C. S. (2019). Conhecer a história e o modo de vida dos povos indígenas de Roraima: etnias Macuxi e Wapichana. Casa de Makunaima, 2(3), 91-103. https://doi.org/10.24979/makunaima.v2i3.444
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sâmmya Faria Adona Leite, Marcia Maria Fernandes de Oliveira, Luana Priscila Wunsch

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
