A educação ambiental na formação continuada de professores: as práticas compartilhadas de construção

Autores

  • Rossano André Dal-Farra Universidade Luterana do Brasil
  • Mariela Valduga Rede pública de ensino de Encantado/RS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3950

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino de ciências, Formação continuada de professores, Ensino fundamental

Resumo

 As múltiplas interfaces entre o global e o local na educação ambiental demandam a construção de práticas de formação de professores nas quais estes participem ativamente do processo, fornecendo subsídios para a realização das atividades. Com essa perspectiva, o presente texto discute os pressupostos subjacentes à realização de ações calcadas nos âmbitos conceituais, atitudinais e procedimentais, indicando a necessidade de incluir a diversidade de experiências dos professores na construção de práticas compartilhadas de formação continuada. Aborda-se, ainda, a importância da inserção de estudos teóricos específicos no âmbito das ciências da natureza em sintonia com o nível de ensino no qual os professores atuam. 

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Biografia do Autor

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil

Graduado em Licenciatura em Ciências-Biologia e Medicina Veterinária. Mestre em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal. Doutor em Educação. Professor e pesquisador na Universidade Luterana do Brasil. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência em pesquisa na Área de Ensino de Ciências e em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências, Educação Científica e História da Ciência. 

Mariela Valduga, Rede pública de ensino de Encantado/RS

Licenciatura em Ciências Biológicas. Especialização em Novas Tecnologias e Metodologias em Ensino de Ciêncais

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Dal-Farra, R. A., & Valduga, M. (2012). A educação ambiental na formação continuada de professores: as práticas compartilhadas de construção. Linhas Crí­ticas, 18(36), 395–415. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3950

Edição

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