Sob o signo da luz e das sombras: o imaginário da autonomia em educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3914Palavras-chave:
Imaginário, Autonomia, Ressignificações, EducaçãoResumo
O imaginário da autonomia tem um longo passado atrás de si e ainda hoje concita as maiores atenções em educação. Não obstante, devido à sua redefinição em termos de autossuficiência, cuidado de si mesmo, eu empreendedor, responsabilidade individual e autodeterminação obrigatória, questiona-se se essas ressignificações devem ser promovidas pela educação, pois, aparentemente, não se articulam com o lado luminoso desse imaginário, quer dizer, com a liberdade e a emancipação do ser humano. O nosso objetivo, depois de um transcurso histórico para dar profundidade ao tema do imaginário da autonomia, consiste em analisar as luzes e as sombras que presentemente envolvem esse imaginário e em perguntar, por referência à educação, se ainda vale a pena investir nesse imaginário e de que modo.
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