Sob o signo da luz e das sombras: o imaginário da autonomia em educação

Autores

  • Manuel Gonçalves Barbosa Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3914

Palavras-chave:

Imaginário, Autonomia, Ressignificações, Educação

Resumo

O imaginário da autonomia tem um longo passado atrás de si e ainda hoje concita as maiores atenções em educação. Não obstante, devido à sua redefinição em termos de autossuficiência, cuidado de si mesmo, eu empreendedor, responsabilidade individual e autodeterminação obrigatória, questiona-se se essas ressignificações devem ser promovidas pela educação, pois, aparentemente, não se articulam com o lado luminoso desse imaginário, quer dizer, com a liberdade e a emancipação do ser humano. O nosso objetivo, depois de um transcurso histórico para dar profundidade ao tema do imaginário da autonomia, consiste em analisar as luzes e as sombras que presentemente envolvem esse imaginário e em perguntar, por referência à educação, se ainda vale a pena investir nesse imaginário e de que modo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Gonçalves Barbosa, Universidade do Minho

Doutor em Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professor Associado na Universidade do Minho, vinculado ao Instituto de Educação e ao Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física. Integra o Centro de Estudos em Educação (Cied) e coordena o projeto Educação, Cidadania e Sociedade Civil. Publicações recentes: A educação em arenas sociais multiculturais. Revalorização do papel da sociedade civil (2011); Educação e imaginário intercultural: recomposição do papel da sociedade civil (2012).

 

Referências

ALBERICI, Aureliana; SERRERI, Paolo. Competencias y formación en la edad adulta: el balance de competencias Barcelona: Laertes, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidad líquida. Buenos Aires: FCE Argentina, 2003.

_______. Confianza y temor en la ciudad. Barcelona: Arcadia, 2007.

_______. El arte de la vida. Barcelona: Paidós, 2009.

_______. 44 cartas desde el mundo líquido. Barcelona: Paidós, 2011.

BECK, Ulrich; BECK-GERNSHEIM, Elisabeth. La individualización: el individualismo institucionalizado y sus consecuencias sociales y políticas. Barcelona: Paidós, 2003.

BENNER, Dietrich. La pedagogía como ciencia. Teoría reflexiva de la acción y reforma de la praxis. Barcelona: Pomares ”“ Corredor, 1998.

BOUKOBZA, Eric. Clés pour la participation: guide à l’usage des praticiens. Strasbourg: Conseil de l’Europe, 1998.

BROWN, Wendy. Edgework: critical essays on knowledge and politics. Princeton: Princeton University Press, 2005.

CASTORIADIS, Cornelius. Domaines de l’homme. Les carrefours du labyrinthe II. Paris: Seuil, 1986.

_______. La montée de l’insignifiance. Les carrefours du labyrinthe IV. Paris: Seuil, 1996.

_______. Fait et à faire. Les carrefours du labyrinthe V. Paris: Seuil, 1997.

_______. Une société Ã la dérive. Entretiens et débats 1974-1997. Paris: Seuil, 2005.

CHESNAIS, Marie. Vers l’autonomie: l’accompagnement dans les apprentissages. Paris: Hachette, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 1975.

GIROUX, Henry. Contra o terror do neoliberalismo. A política para além da era da ganância.Mangualde: Pedago, 2011.

HAMELINE, Daniel. Autonomie. In HOUSSAYE, Jean. (Coord.). Questions pédagogiques. Encyclopédie historique. Paris: Hachette, 1999, p. 47-58.

PUIG, Josep María; MARTÃN, Xus. Competencia en autonomía e iniciativa personal. Madrid: Alianza Editorial, 2007.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. La justicia curricular. El caballo de Troya de la cultura escolar.Madrid: Morata, 2010.

VASSILEFF, Jean. La pédagogie du projet en formation jeunes et adultes. Lyon: Chronique Sociale, 1991.

Downloads

Publicado

10.09.2012

Como Citar

Barbosa, M. G. (2012). Sob o signo da luz e das sombras: o imaginário da autonomia em educação. Linhas Crí­ticas, 18(36), 249–264. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3914

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.