Educação e esperança na formação docente: diálogos entre a Pedagogia e a Teologia

Autores

  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3678

Palavras-chave:

Educação, Esperança, Formação docente

Resumo

Educação e profissão docente se encontram em crise neste início do século XXI. Da educação, a humanidade espera a redenção de todos os males. Consequentemente, da profissão docente se espera a solução de todos os problemas que envolvem a complexa tarefa de educar as novas gerações, que nascem e crescem em situações e realidades marcadas, de um lado, por uma competição voraz, e, de outro, por uma vaziez de sentido. Diante disso, o presente texto destaca a importância da interdisciplinaridade entre a pedagogia e outras ciências, estabelecendo um diálogo daquela com a teologia, e apresentando uma reflexão sobre a dimensão da esperança para a formação docente, à qual o encontro de pedagogia e teologia pode fornecer subsídios para uma ressignificação de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Alvori Ahlert possui estudos de pós-doutorado em Educação, doutorado em Teologia (área: Religião e Educação) e mestrado em Educação nas Ciências. É professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Membro do GEPEFE e do Grupo de Pesquisa “Cultura, Fronteia e Desenvolvimento Regional” da UNIOESTE. Participa também do HISULA - Grupo de Investigação “História da Universidade Latinoamericana”, Tunja, Colombia.

Referências

AHLERT, Alvori. La esperanza como eje en la formación docente: aportes de la teología de la esperanzade Jürgen Moltmann.Fundamentos en Humanidades, San Luis, v. 17, p. 71 ”“ 84, 2008.

______. A eticidade da educação:o discurso de uma práxis solidária/universal. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.(Coleção Fronteiras da Educação).

ANDREOLA, Balduino A.; RIBEIRO, Mário Bueno. Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra. Estudos Teológicos,v. 45, n. 2, p. 107-116, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Entrevista sobre educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cadernos de Pesquisa, Campinas, v. 39, n. 137, p. 661-684, mai./ago. 2009.

BECK, Nestor L. J. Educar para a vida em sociedade: estudos em ciências da educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

BRAKEMEIR, Gottfried. Educação e construção de sentido. Lições ”“ Revista de Ensino e Pesquisa, São Leopoldo, n. 22, p. 23-26, jan./jul. 2009.

BOURDIEU, Pierre. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA,Maria Alice; CATANI, Afrânio. (Orgs) Escritos de educação.Petrópolis: Vozes, 1998.

CORTESÃO, Luiza. Ser professor: um ofício em extinção? 2. ed. São Paulo: Cortez; Instituto PauloFreire, 2006. (Coleção Prospectiva, 6)

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa.7. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. (Coleção educação contemporânea)

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente:a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: EDUSC, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança:um reencontro com a pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1998.

______. Pedagogia da Indignação:cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP,2000.

______. In: FREIRE, Ana Maria Araújo. (Org.) Pedagogia da tolerância/Paulo Freire.São Paulo: EditoraUNESP, 2004.

FRIGOTO, Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.

GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia da libertação:perspectivas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1983.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 77)

MOLTMANN, Jürgen. Teologia da esperança.São Paulo: Herder, 1971.

POZZOLI, Maria Teresa. Transformar el conocimiento en la sociedad globalizada (Pensamiento Complejoy Transdisciplinariedad).

POLIS, Santiago, v. 5, n. 16, p. 163-192, 2007.

SÁ-CHAVES, Idália da Silva Carvalho. A construção do conhecimento pela análise reflexiva da práxis.Coimbra: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

SANTOS, Milton. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. ENCONTRO NACIONALDE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.9, 1998, Águas de Lindóia. Anais IX ENDIPE, v. 3, p. 11-28.

STRECK, Danilo Romeu. Correntes pedagógicas:aproximações com a teologia. Petrópolis: Vozes/CELADEC, 1994.

______. Dos saberes sobre el hacerse humano: Encuentros y desencuentros entre teologia y pedagogia.Caminos, Havana, n. 46, p. 2-10, out./dez. 2007.

Downloads

Publicado

26.07.2011

Como Citar

Ahlert, A. (2011). Educação e esperança na formação docente: diálogos entre a Pedagogia e a Teologia. Linhas Crí­ticas, 17(32), 61–76. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3678

Edição

Seção

Dossiê: Docência, Formação e Gestão

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.