A meta 19 do PNE 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202136660

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Plano Nacional de Educação, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente estudo aborda a meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas presentes nas escolas de educação básica brasileiras, com objetivo de relacioná-las à participação da comunidade na gestão escolar. A pesquisa, bibliográfica e documental, foi direcionada à mediação necessária para se concretizar as ações docentes, que possuem papel indispensável para a democracia prevalecer nos espaços educativos e na sociedade. Verifica-se que o processo democrático escolar, ao pertencer ao coletivo, deve, enquanto instância social, ser assumido como tal.

Downloads

Biografia do Autor

Thiago Cianni de Lara Resende, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Engenheiro de Computação pelo Centro Universitário de Brasília (2011). Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica. E-mail: tcianni@gmail.com

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Doutora em Educação pela PUC-GO (2013). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica. E-mail: valdivina5784@hotmail.com

Josélia Soares Costa, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. E-mail: joseliasohares@gmail.com

Referências

Albuquerque, A. E. M. (2012). Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar. Linhas Críticas, 10(18), 33-48. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3189

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidente da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2014). Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 (Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências). Presidente da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Dewey, J. (1995). Democracia y educación: una introducción a la filosofía de la educación. Morata.

Dourado, L. F. (2017). Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024 – Avaliação e Perspectivas. Mercado de Letras.

Fernandes, J. P. M., Araújo, A. F., & Dujo, Á. G. (2018). Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey. Educação e Pesquisa, 44, 1-23. https://doi.org/10.1590/s1678-463420170916925

Franco, M. A. R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(247), 534-551. https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

Freire, P. (2015). À sombra desta mangueira. Paz e Terra.

Gadotti, M. (2003). Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Feevale.

García-Perez, D., & Montero, I. (2017). Propuesta de marco conceptual para la democracia y la participación del alumnado en la escuela. Revista Brasileira de Educação, 22(71), 1-16. http://doi.org/10.1590/S1413-24782017227175

Libâneo, J. C. (2014). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. EdUECE, 4, 127-147.

Libâneo, J. C. (2015). Organização e gestão da escola: teoria e prática. Heccus.

Lück, H. (2018). Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Vozes.

Lück, H. (2020). A gestão participativa na escola. Vozes.

Melchior, M. C. (2016). A avaliação institucional na educação básica. Kobo.

Paro, V. H. (2016). Gestão democrática da escola pública. Cortez.

Paro, V. H. (2018). Qualidade do ensino: contribuição dos pais. Intermeios.

Arquivos adicionais

Publicado

21.06.2021

Como Citar

de Lara Resende, T. C., Alves Ferreira, V., & Soares Costa, J. (2021). A meta 19 do PNE 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas. Linhas Crí­ticas, 27, e36660. https://doi.org/10.26512/lc27202136660

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.