Racionalidade tecnológica e a educação dos corpos infantis em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36330Palavras-chave:
Infância, Formação dos Corpos, Escola, Racionalidade Tecnológica, Crise PandêmicaResumo
Este estudo teórico objetiva examinar os impactos da racionalidade tecnológica sobre a educação dos corpos infantis em tempos pandêmicos. Parte da recomposição do processo de escolarização, ocasionada pela crise sanitária gerada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), para avaliar possíveis repercussões sobre a formação corporal no contexto de ensino remoto. Baseia-se nas contribuições da Teoria Crítica da Sociedade e, embora reconheça a importância de futuros cotejamentos com dados empíricos, já identifica indícios da persistência de uma lógica produtiva, típica do mundo administrado, uma vez que o corpo continua sendo convocado a se submeter e a se sacrificar.
Downloads
Referências
Adorno, T. W. (1995). Palavras e sinais: modelos críticos 2. Vozes.
Adorno, T. W. (1996). Teoria da semicultura. Educação & Sociedade, 56, 388-411.
Adorno, T. W. (2012). Educação após Auschwitz. Em T. W. Adorno. Educação e Emancipação (pp. 119-138). Paz e Terra.
Benjamin, W. (1994). Experiência e pobreza. Em W. Benjamin. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (pp. 114-119). Brasiliense.
Benjamin, W. (1995). Infância em Berlim por volta de 1900. Em W. Benjamin. Rua de mão única (pp. 9-70). Brasiliense.
Buss-Simão, M., & Lessa, J. S. (2020). Um olhar para o(s) corpo(s) das crianças em tempos de pandemia. Zero-a-seis, 22(esp), 1420-1445. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1420
Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2020). Guia COVID-19. Educação a distância. https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/COVID-19_Guia3-EaD_FINAL.pdf
Castells, M. (2007). A sociedade em rede. Paz & Terra.
Castro, C. S., & Zuin, A. A. S. (2018). Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado. Comunicações, 25(2), 79-94. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p79-94
Crochík, J. L. (2003). Teoria Crítica e novas tecnologias da educação. Em B. Pucci, L. A. C. N. Lastória, & B. C. G. Costa. (orgs.). Tecnologia, Cultura e Formação… ainda Auschwitz (pp. 97-114). Cortez.
Crochík, J. L. (2014). As relações entre os docentes e as tecnologias de informação e comunicação nas atividades de ensino e pesquisa. CONSTELACIONES – Revista de Teoria Crítica, 6, 414-425. http://constelaciones-rtc.net/article/view/880/930
Dussel, I. (2020). La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tiempos dislocados. Práxis Educativa, 15. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16482.090
Feenberg, A. (1991). Critical theory of technology. Oxford University Press.
Freud, S. (1997). O mal-estar na civilização. Imago.
Horkheimer, M. & Adorno, T. W. (1985). Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Jorge Zahar.
Horkheimer, M. (2000). A revolta da natureza. Em M. Horkheimer. Eclipse da razão (pp. 97-130). Centauro.
Lévy, P. (1999). Cibercultura. Editora 34.
Marcuse, H. (1999). Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. Em H. Marcuse. Tecnologia, guerra e fascismo (pp. 71-104). Unesp.
Morgado, J. C., Sousa J., & Pacheco, J. A. (2020). Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis educativa, 15. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062
Núcleo Ciência Pela Infância [NCPI]. (2020). Repercussões da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento infantil. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Working-Paper-Repercussoes-da-pandemia-no-desenvolvimento-infantil-3.pdf
Ramos da Rocha, D., & Moreira Hypolito, Á. L. (2020). Disputas pela escola pública: contribuições históricas para pensar o trabalho docente. Linhas Críticas, 26, e31908. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31908
Selwyn, N. (2017). Educação e Tecnologia: questões críticas. Em G. M. S. Ferreira, L. A. S. Rosado, & J. S. Carvalho. (orgs). Educação e Tecnologia: abordagens críticas (pp. 85-104). SESES. https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf
Sociedade Brasileira de Pediatria [SBP]. (2020a). Nota de Alerta - Recomendações sobre o uso saudável das telas digitais em tempos de pandemia da COVID-19. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22521b-NA_Recom_UsoSaudavel_TelasDigit_COVID19__BoasTelas__MaisSaude.pdf
Sociedade Brasileira de Pediatria [SBP]. (2020b). Manual de orientação – Grupo de trabalho Saúde na Era Digital: Dependência virtual – um problema crescente. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22496c-MO_-_DepVirtual__MenosVideos__MaisSaude.pdf
Türcke, C. (2010). Sociedade excitada: Filosofia da sensação. Unicamp.
Zuin, V. G., & Zuin, A. A. S. (2018). A indústria cultural algorítmica na era da Internet das Coisas. Educação e Filosofia, 32(66), 1131-1156. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-07
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciane Paiva Alves de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.