Racionalidade tecnológica e a educação dos corpos infantis em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36330

Palavras-chave:

Infância, Formação dos Corpos, Escola, Racionalidade Tecnológica, Crise Pandêmica

Resumo

Este estudo teórico objetiva examinar os impactos da racionalidade tecnológica sobre a educação dos corpos infantis em tempos pandêmicos. Parte da recomposição do processo de escolarização, ocasionada pela crise sanitária gerada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), para avaliar possíveis repercussões sobre a formação corporal no contexto de ensino remoto. Baseia-se nas contribuições da Teoria Crítica da Sociedade e, embora reconheça a importância de futuros cotejamentos com dados empíricos, já identifica indícios da persistência de uma lógica produtiva, típica do mundo administrado, uma vez que o corpo continua sendo convocado a se submeter e a se sacrificar.

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Biografia do Autor

Luciane Paiva Alves de Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora associada do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. E-mail: luciane-paiva@uol.com.br

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Publicado

28.04.2021

Como Citar

Paiva Alves de Oliveira, L. (2021). Racionalidade tecnológica e a educação dos corpos infantis em tempos de pandemia. Linhas Crí­ticas, 26, e36330. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36330

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?

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