Narrativas, memórias e experiências

o processo de ocupação estudantil na Baixada Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36242

Palavras-chave:

Narrativas, Memória, Experiências, Movimento Estudantil, Juventude

Resumo

Abordam-se narrativas de memórias das experiências contadas, por meio de entrevistas semiestruturadas, de cinco jovens que participaram do processo de ocupação estudantil em uma instituição de educação básica e outra de educação superior, em 2016, na Baixada Fluminense. As narrativas de revisitas de experiências centraram-se nos processos coletivos do vivido, que se constituíram largamente formativos, inclusive por meio das práticas políticas participativas e com tendências horizontais. As experiências tiveram efeitos importantes nos trajetos individuais, bem como, ao se vincularem com lutas pretéritas e futuras, anunciaram novos modos de se mobilizar coletivamente.

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Biografia do Autor

Adriana Alves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Fez Estágio de pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2020). É professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Espaços de Saberes – GRUPES. E-mail: profa.adriana@hotmail.com

Luís Antonio Groppo, Universidade Federal de Alfenas, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. E-mail: luis.groppo@unifal-mg.edu.br

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Arquivos adicionais

Publicado

07.06.2021

Como Citar

Alves, A., & Groppo, L. A. (2021). Narrativas, memórias e experiências: o processo de ocupação estudantil na Baixada Fluminense. Linhas Crí­ticas, 27, e36242. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36242

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões educativas da luta