Uma política de certificação profissional orientada para inclusão social

Autores

  • Silvia Maria Manfredi Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3563

Palavras-chave:

Trabalho;, Educação;, Qualificação;, Certificação profissional;, Políticas públicas

Resumo

O artigo contém a reconstrução e análise das experiências recentes levadas a efeito pelo Departamento de Certificação e Orientação Profissional da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ”“ MTE/2003-2007, voltadas para a construção de políticas inclusivas de qualificação, certificação e orientação profissional. O modelo de certificação profissional desenvolvido foi construído de forma participativa e negociada. Conceitualmente, pretende ser um contraponto a algumas orientações hegemônicas. Do ponto de vista jurídico-institucional visou à construção do Sistema Nacional de Certificação Profissional. O projeto pautou-se numa perspectiva inclusiva, pois pretendia ser, além de um mecanismo de credenciamento para o trabalho, uma passarela de ingresso/retorno ao sistema escolar formal ou de inserção em percursos formativos de natureza continuada. O modelo elaborado foi testado com duas categorias profissionais e tais experiências piloto também são retratadas no presente artigo.

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Biografia do Autor

Silvia Maria Manfredi, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutora pela Universidade de São Paulo (1983), com Pós-Doutoramento na Università Degli Studi di Brescia, Itália (1993). Professora Livre-Docente Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

06.12.2010

Como Citar

Manfredi, S. M. (2010). Uma política de certificação profissional orientada para inclusão social. Linhas Crí­ticas, 16(30), 27–48. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3563

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica

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