Histórias de vida e ancestralidades afro-pindorâmicas em foco
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35239Palavras-chave:
Narrativas autobiográficas, Pluralidade epistemológica, Currículo diversificado, Currículo intercultural, Educação para as relações étnico-raciaisResumo
Este ensaio aborda as histórias de vida como caminho de construção da educação como prática da liberdade. Parte de situações vivenciadas em 2019 e 2020 nas comunidades da sala de aula junto a estudantes majoritariamente negros em cursos de agropecuária e agroecologia da rede federal de ensino. A circularidade e a temporalidade cíclica, organizadoras de experiências coletivas afro-pindorâmicas, são referências conceituais que alumbram o fazer pedagógico. A análise revela as histórias de vida como percurso para conectar memórias, ancestralidades e processos de ensino-aprendizagem, de modo a se pensar a descolonização dos sujeitos e do saber - principal objetivo das vivências realizadas.
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