O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira

Autores

  • Ernâni Lampert

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3439

Palavras-chave:

Ensino com pesquisa;, Educação superior;, Metodologia do ensino;, Pesquisa

Resumo

O ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira.

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Biografia do Autor

Ernâni Lampert

Doutor (1995) e Pós-Doutor (2001) em Educação pela Universidad Pontifícia de Salamanca, Espanha. Professor Associado da Fundação Universidade Federal do Rio Grande ”“ RS

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Publicado

31.08.2008

Como Citar

Lampert, E. (2008). O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Crí­ticas, 14(26), 131–150. https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3439

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