O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira

Autores

  • Ernâni Lampert

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3439

Palavras-chave:

Ensino com pesquisa;, Educação superior;, Metodologia do ensino;, Pesquisa

Resumo

O ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernâni Lampert

Doutor (1995) e Pós-Doutor (2001) em Educação pela Universidad Pontifícia de Salamanca, Espanha. Professor Associado da Fundação Universidade Federal do Rio Grande ”“ RS

Referências

ARNAL, Justo; RINCÓN, Délio; LATORRE, Antonio.Investigación educativa: fundamentos ymetodologías. Barcelona: Labor, 1994.

ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva de. A pesquisa na formação de professores (as) e no cotidianoescolar. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 4, n. 39, p. 20-24, nov./dez. 1998.

AZZI, Roberta Gurgel. Pesquisa (em psicologia e educação) e a universidade: alguns pontos parareflexão. Pro-posições, Campinas, v. 5, n. 13, p. 77-85, mar. 1994.

BAGNO, MarcosPesquisa na escola: o que é e como se faz.? 18. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

BALLESTER BRAGE, Luís. Bases metodológicas de la investigación educativa. Palma: Universitatde les Illes Balears, 2001.

BEHRENS, Maria Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.

BELLONI, Isaura. Função da universidade: notas para reflexão. In: BRANDÃO, Zaia et al.Universidade e educação. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande; Anped, 1992. p.71-78.

BERNAL GUERRERO, Antonio; VELÁZQUEZ CLAVIJO, Miguel. Técnicas de investigacióneducativa. Sevilla: Alfar, 1989.

BOTEY, Juan. Universitat escoles d’adulta. Educar, Barcelona, n. 13, p. 81-94, 1988.

BRANDÃO, Zaia et al. Universidade e educação. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande:Anped, 1992.

BRASIL. MEC. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E ESTATÃSTICAS ANÃSIO TEIXEIRA.Dados sobre o ensino superior. Brasília: Inep, 2006.

CASTRO, Cláudio de Moura. Há produção científica no Brasil? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 37,n.7, p. 167-187, jul. 1985.

CUNHA, Maria Isabel. O ensino com pesquisa. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 1, p. 17-19, dez. 1992.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados,1990.

DEMO, Pedro. Iniciação científica ”“ razões formativas. In: MORAES, Roque; LIMA, ValderezMarina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, p.103-126.

DEMO, Pedro. Pesquisa como metodologia de trabalho. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 23,n. 90, p. 13-19, jan./mar. 1994.

DUPONT, Pol; OSSANDON, Marcelo.A pedagogia universitária. Coimbra: Coimbra Editora, 1998.

ELLIOTT, John.La investigación-acción en educación. Madrid: Morata, 1990.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio.Por uma pedagogia da pergunta. 2. ed. Rio de Janeiro: Paze Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo:Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN, Ricardo. Alienação na Universidade: crise dos anos 80. Florianópolis: UFSC, 1985.

LAMPERT, Ernani. Experiências inovadoras e a tecnologia educacional. Porto Alegre: Sulina, 2000.

LATORRE, Antonio; GONZÁLEZ, Romona. El maestro investigador: la investigación en el aula.2. ed. Barcelona: Grao, 1992.

LIMA, Valderez Marina do Rosário A escolha da pesquisa como princípio educativo, Ciências &Letras, Porto Alegre, n. 36, p. 151-169, jul./dez. 2004.

LUNA, Sérgio de Vasconcelos. Prestar serviços e pesquisar: algumas distinções necessárias. In:BRANDÃO, Zaia et al. Universidade e educação. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande:Anped, 1992, p. 27-32.

MORAES, Roque et al. Pesquisa em sala de aula. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marinado Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. PortoAlegre: EDIPUCRS, 2002, p. 9-23.

MORAES, Roque. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. In: MORAES, Roque;LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educaçãoem novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, p. 127-142.

MORAES, Roque. Produção em sala de aula com pesquisa: superando limites e construindo possibilidades. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Orgs.). Pesquisa emsala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.p. 203-235.

MOSQUERA, Juan Jose Moriño. Princípios da universidade no século XXI: universidade eprodução do conhecimento. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Orgs.).Inovação e empreendedorismo na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 70-88.

NISBET, Juan. Investigación educativa: el momento actual. In: DOCKRELL, Walter; HAMILTON,David. Nuevas reflexiones sobre investigación educativa. Madrid: Narcea, 1982. p. 8-19.

PEREZ SERRANO, María Gloría. Investigación-acción: aplicaciones al campo social y educativo.Madrid: Dykinson, 1990.

POALI, Niuvenius. O princípio da indissociabilidade do ensino e da pesquisa: elementos parauma discussão. Cadernos Cedes, Campinas, n. 22. p. 27-52, 1988.

RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, Roque;LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educaçãoem novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 25-49.

SANTOS FILHO, José Camilo Universidade, modernidade e pós-modernidade. Educação Brasileira,Brasília, v. 20, n. 40, p. 41-72, jan./jul. 1998.

SAVIANI, Dermeval. Concepções da dissertação de mestrado centrada na idéia de monografia debase. Educação Brasileira, Brasília, v. 13, n. 27, p. 159-168, 1991.

SILVA, Rita de Cássia da; CASTRO CABRERO, Rodrigo. Iniciação científica: rumo à pós-graduação. Educação Brasileira, Brasília, v. 20, n. 40, p. 189-199, 1998.

TÓJAR HURTADO, Juan. Carlos. Innovación educativa y desarrollo profesional docente en launiversidad. In: TÓJAR HURTADO, Juan Carlos; GUTIÉRREZ DE TENA, Roque. Manchado(Orgs.). Innovación educativa y formación del profesorado: proyectos sobre la mejora de la prácticadocente en la universidad. Málaga: Universidad de Málaga, 1997.

WARDE, Mirian. Jorge. Pesquisa em educação: entre o Estado e a ciência. In: BRANDÃO, Zaiaet al.Universidade e educação. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande: Anped, 1992.

ZAN, Andréia Cristina. Análise da prática pedagógica: a pesquisa em sala de aula, sua importânciae seus tropeços ”“ crônica extraída das vivências de um projeto. Educação & Sociedade, São Paulo,n. 43, p. 489-494, dez. 1992.

Downloads

Publicado

31.08.2008

Como Citar

Lampert, E. (2008). O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Crí­ticas, 14(26), 131–150. https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3439

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.