A gênese da docência universitária

Autores

  • Ildeu Coêlho Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3421

Palavras-chave:

Docência;, Copistas;, Tradutores;, Transferências do saber;, Autoridade;, Razão

Resumo

O artigo discute a constituição da docência, no medievo latino, inseparável das transformações socioeconômicas e políticas, das transferências do saber greco-árabe, dos renascimentos cultural e escolar, do trabalho de monges copistas e tradutores, da ligação intrínseca entre investigação, formação e ensino na universidade recém-criada. Recuperando etimologia e pronúncia ** dos termos, discute a Escolástica, filosofia e método de ensino em que a docência se afirma no ato de ler, explicar, comentar os textos, submeter conceitos, argumentos e teses ao crivo da razão, pôr questões em discussões públicas nas quais a verdade não depende da autoridade de quem diz, mas daquilo que foi dito. Redescobertas e traduzidas, as obras de Aristóteles surgem como ameaça para alguns mestres, mas para outros era tudo o que precisavam para exercer seu ofício: um texto lógico, profundamente formativo. Assim, a universidade medieval e seus mestres podem nos ajudar a repensar e recriar a docência hoje.

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Biografia do Autor

Ildeu Coêlho, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1978). Professor do Programa de Pós-Graduação e Cursos de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

31.08.2008

Como Citar

Coêlho, I. (2008). A gênese da docência universitária. Linhas Crí­ticas, 14(26), 5–24. https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3421

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