Infancia y pandemia

conocimientos en las ondas de radio em Parintins/AM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999

Palabras clave:

Infancia, Pandemia, Educación

Resumen

Este artículo tiene como objetivo investigar los impactos que la pandemia ha venido provocando en la educación de los niños de la zona rural del municipio de Parintins-AM. Nuestro estudio se sustenta, teórica y metodológicamente, desde la perspectiva Histórico-Cultural, especialmente en los estudios de Lev Vigotski. Analizamos las percepciones de los niños sobre sus vidas y su relación con la escuela en tiempos de pandemia. Las ondas de radio son la tecnología accesible que permite que el conocimiento llegue a los hogares de los estudiantes. La falta de profesores y la ausencia de amigos son las principales quejas que denuncian los estudiantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Pós doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas - FE/UNICAMP (2018). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC). E-mail: luciane.schlindwein@ufsc.br

Patrícia dos Santos Trindade, Universidade Federal do Amazonas, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd-UERJ (2020). Membro do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas (NUPEIA). E-mail: patriciatrindadeuerj@gmail.com

Gyane Karol Santana Leal, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2014). Membro do Núcleo de Pesquisa Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte (NUPEDOC). E-mail: gyanekarol26@hotmail.com

Citas

Amarante, M. I. (2013). Guerrilheiras da palavra: as mulheres no rádio em Timor-Leste. Estudos Feministas, 21(3), 1171-1187. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000300022

Amarante, M. I., & Varela, S. I. (2016). Rádio comunitária na tríplice fronteira: participação étnica e de gênero na Rádio Norte FM. Revista Observatório, 2(3), 270-291. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p270

Amazonas Atual. (2020, maio 09). Após duas quedas seguidas, AM tem 1.198 novos casos de Covid-19 e 45 mortes em apenas um dia. Dia a dia. https://amazonasatual.com.br/apos-duas-quedas-seguidas-am-tem-1-198-novos-casos-de-covid-19-e-45-mortes-em-apenas-um-dia

Amazonas. (2020) Decreto Nº 42061 de 16/03/2020 (Dispõe sobre a declaração de situação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV), e institui o Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao COVID-19). Governo do Estado do Amazonas. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391375

Bittencourt, A. R. C. (2001). Memória do Município de Parintins: estudos históricos sobre sua origem e desenvolvimento moral e material. Edições Governo do Estado.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2019). Relatório Brasil no PISA 2018. Versão Preliminar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf

Castelo Branco, A. K. A., & Kalhil, J. D. B. (2015). A educomunicação e suas contribuições na formação de professores de ciências. Revista Tecnologias na Educação, 7(12). http://www.pos.uea.edu.br/data/area/publicacoes/download/15-7.pdf

Cerqua, D. A. (2009). Clarões de fé no médio Amazonas. ProGraf-Gráfica e Editora.

Diniz, C. (2020, abril 13). Há um mês, Amazonas registrava primeiro caso de Covid-19; Número passa de 1,2 mil, com mais de 60 mortes. G1/AM. https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2020/04/13/ha-um-mes-amazonas-registrava-primeiro-caso-de-covid-19-numero-passa-de-12-mil-com-mais-de-60-mortes.ghtml

Fraxe, T. J. P., Pereira, H. dos S., & Witkoski, A. C. (2007). Cultura Cabocla-Ribeirinha: mitos, lendas e transculturalidade. Annablume.

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). (2020). MonitoraCovid-19. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. https://bigdata-covid19a.icict.fiocruz.br/

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2016). Parintins. Panorama. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/parintins/panorama

Leal, G. K. S. (2014). O ensino de ciências e as relações entre escola e espaços não formais: um estudo com crianças ribeirinhas. [Dissertação de mestrado, Universidade do Estado do Amazonas]. Repositório Institucional UEA. http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2552

Leal, G. K. S. (2019). A criança ribeirinha e sua relação com a ciência nos espaços não formais de Parintins-AM. Gráfica e Editora João XXIII.

Parintins. (2020a). Decreto Nº 014/2020-PGMP (Declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Município de Parintins e dispõe sobre medidas de enfrentamento da pandemia provocada pelo Coronavirus (COVID-19), no âmbito do Poder Executivo do Município de Parintins). Prefeitura de Parintins (PGMP). https://parintins.am.gov.br//uploads/102930.pdf

Parintins. (2020b). Decreto Nº015/2020-PGMP (Regulamenta sobre adoção de medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública no Município de Parintins, decorrente da pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19), previsto na Lei Federal sob o n. º 13. 979/2020). Prefeitura de Parintins. https://files.reporterparintins.com.br/documents/171466.pdf

Parintins. (2020c). Portaria Nº. 232, de 01/10/2020-GAB/SEMED (Define diretrizes para o retorno dos professores e demais profissionais da área pedagógica às escolas da rede municipal de educação e ações pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos de forma não presencial no município de Parintins 2020). Prefeitura Municipal de Parintins.

Pereira, H. dos S. (2007). A dinâmica da paisagem socioambiental das várzeas do Rio Solimões-Amazonas. Em T. J. P. Fraxe, H. dos S. Pereira, & A. C. Witkoski. Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. EDUA.

Reis, A. C. F. (1967). As origens de Parintins. Impressa Oficial do Estado do Amazonas.

Ribeiro, K. N., Leal, G. K. S., & Dutra, R. J. (2019). Transporte escolar e infância do campo: as vivências das crianças ribeirinhas de uma escola no rio Uaicurapá/ Parintins – Amazonas. Em M. I. Machado (Org.). A sociologia e as questões interpostas ao desenvolvimento humano. Atena Editora.

Saunier, T. (2003). Parintins: memórias dos acontecimentos históricos. Editora Valer.

Schlindwein, L. M. (2017). Arte e formação de professores na escola: vivência e registro na perspectiva do desenvolvimento estético. Relatório de pesquisa. Campinas.

Schlindwein, L. M., & Souza, M. L. S. (2019). Observatório de práticas de aprendizagem e ensino e de formação de professores. Relatório de pesquisa. Florianópolis.

Silva, I. de O. e., Silva, A. P. S. da., & Martins, A. A. (2013). Infâncias do Campo. Autêntica Editora.

Smolka, A. L. B. (2002). Estatuto do sujeito, desenvolvimento humano e teorização sobre a criança. Em M. C. Freitas, & K. Kuhlmann Jr. Os intelectuais da história da infância. Cortez.

Soares, M. das G. P. (2017). As vozes da Infância ribeirinha na transformação da prática pedagógica da Educação Infantil. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5434805

Trindade, P. dos S. (2019). O Cotidiano da Criança Ribeirinha da Comunidade de Bom Socorro do Zé Açu. X Seminário Internacional. As Redes Educativas e as Tecnologias. Rio de Janeiro. http://www.seminarioredes.com.br/xredes/index.php

Vigotski, L. S. (2001). Psicologia Pedagógica. Martins Fontes. (Trabalho original publicado 1926)

Vigotski, L. S. (2003). Psicologia Pedagógica. Artmed. (Trabalho original publicado 1926)

Vigotski, L. S. (2006). Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil. Linhas Críticas, 12(23), 279-292. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3327

Vigotski, L. S. (2018). Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da Pedologia. E-papers.

Wagley, C. (1957). Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. Editora da Universidade de São Paulo. https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/62/1/290%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Schlindwein, L. M., dos Santos Trindade, P., & Santana Leal, G. K. (2020). Infancia y pandemia: conocimientos en las ondas de radio em Parintins/AM. Linhas Críticas, 26, e33999. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999

Número

Sección

Dosier: Tempo de pausa ou de crise?

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.