A faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3381Palavras-chave:
Universidade;, Avaliação;, Formação docenteResumo
O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar as possíveis repercussões da avaliação do trabalho docente desenvolvido na Faculdade de Educação de uma universidade pública, tanto no trabalho pedagógico, como na formação docente. Foi considerado o contexto vivido pela universidade brasileira para interpretar as percepções de professores e alunos sobre o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos. Alguns encaminhamentos puderam ser apontados como sugestão: viabilizar fóruns de debate; analisar os resultados individual e coletivamente; aperfeiçoar tanto o processo como os instrumentos de avaliação; desenvolver esforços para constituir uma outra cultura institucional de avaliação.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
______. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CHAUI, Marilena. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, Heitor. (Org.). Universidade emruínas:na república dos professores. Petrópolis: Vozes; Rio Grande do Sul: Cipedes, 1999. p. 211-222.
CHAUI, Marilena. Cultura e democracia”“ o discurso competente e outras falas. 8. ed. São Paulo:Cortez, 2000.
CUNHA, Luiz Antonio.A universidade temporã.Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
DALBEN, Ângela F. Conselho de classe e avaliação.Campinas: Papirus, 2004.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação”“ entre a ética e o mercado. Florianópolis:Insular, 2002.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas:Papirus, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A crise do trabalho assalariado e perspectivas de uma nova cultura derelações de produção. Brasília: Unesco; Ministério do Trabalho, 1999.
HEYMANN, Louis; ALBERTI, Victor. (Orgs.). Trajetórias da universidade privada no Brasil.Brasília: Capes; Fundação Getúlio Vargas, 2002.
LAUAND, Jean. Vigência e educação ”“ a ditadura da extroversão. Videtur, Porto: IJI; Cemoroc;Feusp, n. 26, p. 5-20, 2004.
LEITE, Denise (Coord.). Inovação & avaliação institucional. Efeitos e mudanças na missão das universidades contemporâneas. Porto Alegre: Evangraf, 2002.
OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Glossário. In: MOROSINI, Marília (Org.). Enciclopédia de peda-gogia universitária. Porto Alegre: Fapergs; Ries, 2003. p. 267-278.
POPKEWITZ, Thomas. A profissionalização e a formação de professores: algumas notas sobre asua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação.Dom Quixote: Lisboa, 1992. p. 159-177.
RATINOFF, Leon. Inseguridad mundial: la cultura de la mundialización. Perspectivas, Paris:Unesco; OIT, n. 94, p. 27-31, 1995.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória. Desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez. 2000.
SCHWARTZMAN, Simon. O ensino superior no Brasil”“ 1998. Brasília: INEP, 1999.
SEVCENKO, Nestor. O professor como corretor. In: Caderno Mais. Folha de São Paulo. 4 jun.2000. p. 17.
SGUISSARDI, Valdemar. A educação superior privada no Brasil: novos traços de identidade. In:______. (Org.). Educação superior:velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000, p. 158-177.
SILVA JÚNIOR, José dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da Educação Superior noBrasil”“ Reforma do Estado e mudanças na produção. Bragança Paulista: Edusf, 2000.
THAYER, Willy. A crise não moderna da universidade moderna. Trad.: Rômulo Monte Alto. BeloHorizonte: EdUFMG, 2002.
TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto Santoro. Ensino superior privado no Brasil. Brasília: Paralelo15; São Paulo: Marco Zero, 2000.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanches. Filosofia da práxis. Trad.: Luiz Fernando Cardoso. 2. ed. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.