Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3318Palavras-chave:
Universidade pública;, Mudança de paradigmas;, Saber científicoResumo
Este artigo faz uma ponte entre as idéias de Boaventura de Sousa Santos, a respeito do papel da universidade pública na construção de um projeto de sociedade contrahegemônico à globalização capitalista, e as idéias de István Mészáros, a respeito da radicalidade de uma educação para além do capital. Na costura dessas duas visões da mudança social, utilizamos a visão de Edgar Morin sobre a natureza complexa dos paradigmas e as condições socioculturais de sua transformação. Indagam-se aqui as possibilidades de produção de um novo conhecimento enraizado nas lutas sociais pela superação da hegemonia da lógica do capital e de sua determinação sobre a produção material, cultural e educacional de nossa sociedade. A universidade pública é considerada como espaço privilegiado de democratização da produção do saber científico e de contribuição à construção de um projeto de sociedade revolucionário.
Downloads
Referências
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
______. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORIN, Edgar. O Método. Vol. IV ”“ As idéias: a sua natureza, vida, habitat e organização.Lisboa: Publicações Europa-América, 1992.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de universidade à universidade de idéias (1989),In: ______. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez,1999. p. 187-234.
______. Ciência e senso comum. In: ______. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio deJaneiro: Graal, 1989. p. 31-45.
______. A Universidade no século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória daUniversidade. São Paulo: Cortez, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.