Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar

Authors

  • Ana Elizabeth Maia de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3189

Keywords:

Educação;, Gestão;, Autoritarismo;, Indisciplina

Abstract

O artigo analisa alguns procedimentos de gestã o do trabalho escolar que se desenvolvem em sala de aula e na escola como um todo, objetivando lidar com uma grande quantidade de alunos/as. Esses procedimentos de organização da escola são criações históricas e culturais dc nosso tempo moderno. Ao dialogar com autoreque refletiram sobre os regimes totalitários, instituições totais, disciplina e os campos de concentração e extermínio, buscou-se retirar a invisibilidade de algumas áreas de nossa experiência próxima e cotidiana no intuito de desnaturalizá-la e, talvez, nos permitir pensar a indisciplina, a divergência, a desobediência e a gestão do espaço escolar de outras formas.   

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2004-07-31

How to Cite

Albuquerque, A. E. M. de. (2004). Educação e autoritarismo: por uma gestão democrática do espaço escolar. Linhas Críticas, 10(18), 33–48. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3189

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.