Educação a distância: concepção e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3166Palavras-chave:
Educação a distância;, Comunicação mediada;, Modelos pedagógicos;, Aprendizagem colaborativa em rede;, Sistema de respostas automatizadasResumo
Este artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.