Educação a distância: concepção e desenvolvimento

Autores

  • Eva Waisros Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3166

Palavras-chave:

Educação a distância;, Comunicação mediada;, Modelos pedagógicos;, Aprendizagem colaborativa em rede;, Sistema de respostas automatizadas

Resumo

Este artigo discute conceitos de educação a distância elaborados por autores clássicos, assim como reflete sobre aportes teóricos construídos com base nas necessidades sociais geradas pelo atual contexto e nas novas condições oferecidas pelas tecnologias. Em face das transformações revolucionárias nesse campo, emergem novos modelos educacionais, com repercussões no trabalho docente e nos processos de aprendizagem. Destacam-se a relevância do papel do professor na educação a distância e suas múltiplas funções. A evolução da ciência da informação guarda estreita relação com o desenvolvimento da educação a distância. São identificados modelos que correspondem a cinco gerações de educação a distância. Tendências atuais revelam a ênfase na utilização do computador para a oferta de cursos mediante aprendizagem colaborativa em rede e sistema de respostas automatizadas.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.10.2003

Como Citar

Pereira, E. W. (2003). Educação a distância: concepção e desenvolvimento. Linhas Crí­ticas, 9(17), 197–212. https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3166

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.