Vivência da reprovação escolar à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc31202555590

Palavras-chave:

Reprovação escolar, Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Vida escolar

Resumo

A reprovação vivenciada por alunos de uma escola pública foi estudada com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano mediante entrevistas com 10 adolescentes e sete professores avaliadas por meio da análise de conteúdo, objetivando conhecer os impactos da reprovação escolar no desenvolvimento de estudantes do Ensino Médio. Como resultados, observamos que os professores embora não compreendessem e concordassem com a reprovação, não abriam mão dela por acreditarem ser uma questão de justiça e oportunidade de amadurecimento. Os alunos assumiram a responsabilidade pela reprovação que trouxe prejuízos como atrasos, afastamento dos amigos e desentendimento com os pais, levando ao estabelecimento de Processos Proximais Inversos durante a reprovação. Ainda, atribuíram às características pessoais de Força e Recurso a reprovação, por acreditarem que ficaram reprovados por falta de interesse ou incapacidade intelectual. Os estudantes, contudo, enunciaram falas de ressignificação da reprovação como sendo uma segunda chance de aprender e de amadurecer.

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Biografia do Autor

Marcos da Silva Pacheco, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022). Doutor em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Professor Associado IV do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: marcosbiologia@yahoo.com.br

Edinete Maria Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: edineter@gmail.com

Paula Mello Pacheco, Universidade de São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (2025). E-mail: paulampacheco@yahoo.com.br

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Publicado

11.07.2025

Como Citar

Pacheco, M. da S., Rosa, E. M., & Mello Pacheco, P. (2025). Vivência da reprovação escolar à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Linhas Crí­ticas, 31, e55590. https://doi.org/10.26512/lc31202555590

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