Vivência da reprovação escolar à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc31202555590Palavras-chave:
Reprovação escolar, Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Vida escolarResumo
A reprovação vivenciada por alunos de uma escola pública foi estudada com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano mediante entrevistas com 10 adolescentes e sete professores avaliadas por meio da análise de conteúdo, objetivando conhecer os impactos da reprovação escolar no desenvolvimento de estudantes do Ensino Médio. Como resultados, observamos que os professores embora não compreendessem e concordassem com a reprovação, não abriam mão dela por acreditarem ser uma questão de justiça e oportunidade de amadurecimento. Os alunos assumiram a responsabilidade pela reprovação que trouxe prejuízos como atrasos, afastamento dos amigos e desentendimento com os pais, levando ao estabelecimento de Processos Proximais Inversos durante a reprovação. Ainda, atribuíram às características pessoais de Força e Recurso a reprovação, por acreditarem que ficaram reprovados por falta de interesse ou incapacidade intelectual. Os estudantes, contudo, enunciaram falas de ressignificação da reprovação como sendo uma segunda chance de aprender e de amadurecer.
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