Potencialidades e limites político-educativos das mobilizações no Brasil

desafios de tradução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29703

Palavras-chave:

Mobilizações sociais, Pluralidade, Tradução, Contexto político

Resumo

O artigo de natureza bibliográfica analisa os desafios para traduzir as potencialidades e os riscos políticos e educativos das mobilizações sociais na contemporaneidade brasileira. O desafio é como traduzir as potencialidades e os limites das mobilizações sociais, suas reivindicações, formatos e propostas políticas. O artigo faz uma reflexão sobre as novas formas de mobilização social; constrói um diagnóstico da diversidade de expressões; aprofunda questões epistêmicas, entre as quais, o conceito de tradução; e reafirma a tese de que as mobilizações de 2013 a 2016 são complexas do ponto de vista analítico, bem como das potencialidades e dos riscos políticos e educativos.

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Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Doutor em História social pela PUC/SP. Pós-doutorado em educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador na Faculdade de Educação e no PPGEDU da Universidade de Passo Fundo. Líder do grupo de pesquisa no CNPq: “Movimentos sociais populares, estado e políticas públicas”. E-mail: telmomarcon@gmail.com

Ivan Penteado Dourado , Universidade de Passo Fundo, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) onde atua como professor de Sociologia. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UPF. Participa do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: “Movimentos sociais populares, estado e políticas públicas”. E-mail: ivan.dourado@acad.pucrs.br

Neri José Mezadri, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Doutorando em educação pela Universidade de Passo Fundo; orientador educacional no curso de Ensino Médio no Centro de Ensino Médio Integrado UPF. Participa do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: “Movimentos sociais populares, estado e políticas públicas”. E-mail: nerimezadri@hotmail.com

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Publicado

16.09.2020

Como Citar

Marcon, T., Penteado Dourado , I., & Mezadri, N. J. . (2020). Potencialidades e limites político-educativos das mobilizações no Brasil: desafios de tradução. Linhas Crí­ticas, 26, e29703. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29703

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