Convergências e divergências do perfil do TILSP na educação básica e superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26434

Palavras-chave:

Intérprete de Libras, Perfil Profissional, Ensino Superior, Educação Básica

Resumo

A Lei 12319/2010 regulamentou a profissão de intérpretes de Libras, mas dá margem a ambiguidades. Objetivando conhecer o que pensam, esse estudo pesquisou intérpretes que atuam na Educação Básica e Superior. Utilizou como procedimento investigativo a entrevista semiestruturada. Resultados mostraram que o intérprete no ensino superior atua com pessoas com melhor e mais especializado grau de compreensão da Língua Portuguesa, em função da área de conhecimento. O papel associado de educador está mais presente na Educação Básica e menos no Ensino Superior. Conclui-se que o intérprete nunca é neutro no exercício de sua função, fazendo diferentes interpretações relativas ao seu exercício profissional.

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Biografia do Autor

Luiz Cláudio de Oliveira Antonio, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil

Especialista em Educação de Surdos (INES). Tradutor e intérprete de Libras no Departamento de Ensino Superior do INES. Professor II/ intérprete de Libras da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez ”“ GEPeSS, vinculado ao Diretório dos grupos de pesquisa do CNPQ (DGP/CNPq). E-mail: lcoliveira@ines.gov.br

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena a Linha de Pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade e o Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Surdez ”“ GEPeSS, do Diretório do CNPq. Autora e organizadora de livros e de artigos nacionais e internacionais sobre Inclusão em Educação e Surdez. E-mail: celeste@kelman.com.br

Paola Rodrigues Mota, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Especialista em Ensino, Tradução e Interpretação de Língua de Sinais (UFRJ). Tradutora e intérprete de Libras no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Paracambi. Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez ”“ GEPeSS, vinculado ao Diretório dos grupos de pesquisa do CNPQ (DGP/CNPq). E-mail: aloap.olapa@hotmail.com

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Publicado

21.09.2020

Como Citar

de Oliveira Antonio, L. C., Azulay Kelman, C., & Rodrigues Mota, P. (2020). Convergências e divergências do perfil do TILSP na educação básica e superior. Linhas Crí­ticas, 26, e26434. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26434

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