Projetos Temáticos de Multiletramentos Críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.39138Palavras-chave:
Inglês como Lingua Franca, Letramento Crítico, Multiletramentos, Pedagogia de projetos, Círculo de BakhtinResumo
Dado o cenário globalizado (KUMARAVADIVELU, 2006a, 2006b; CANAGARAJAH, 2005), hiper-semiotizado (FABRÍCIO, 2006) e mercadologizado (FABRÍCIO; SANTOS, 2006; FAIRCLOUGH, 1992) do mundo contemporâneo, o Inglês como Lingua Franca (ILF) vincula-se à promessa de participação em uma comunidade imaginada (ANDERSON, 2008 [1991]). Na medida em que a expansão do ILF configura uma forma de localismo globalizado (SOUSA SANTOS, 1997), alternativas insurgentes propõem ressignificar essa língua como espaço/instrumento para atos de cosmopolitismo (SOUSA SANTOS, 1997). Este artigo visa a investigar as contribuições de um instrumento pedagógico, o Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC), arquitetado à luz da pedagogia do letramento sociointeracional crítico (TILIO, 2015, 2017, 2019), fundamentada no ensino por multiletramentos críticos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), com vistas ao desenvolvimento da cidadania. Nosso objeto de análise, concebido em um projeto de extensão, consiste em um perfil aberto, colaborativamente construído por aprendizes-autora/es, na rede social Instagram, em resposta ao PTMC intitulado @WeAreBrazilianVoices. Em nossa investigação, buscamos levantar e processar dados gerados no perfil e interpretá-los à luz de postulados teóricos advindos do Círculo de Bakhtin. De modo geral, observamos que o modelo de PTMC pode contribuir para uma educação linguística mais eticamente comprometida com um potencial uso intervencionista do ILF.
Downloads
Referências
ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São
Paulo: Companhia das Letras, 2008 [1991].
BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística [1975]. São Paulo:
Editora 34, 2015. p. 47-78.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso [1952/1953]. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo:
Editora 34, 2016a. p. 11-69.
BAKHTIN, M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de
análise filosófica [1959-1961]. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016b.
p. 71-107.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo:
Parábola, 2008.
BOURDIEU, P. The economics of linguistic exchanges. Social Science Information, v. 16, n. 6, p. 645-668,
CANAGARAJAH, S. Reconstructing local knowledge, reconfiguring language studies. In: CANAGARAJAH, S.
(Ed.). Reclaiming the local in language policy and practice. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005. p. 3-
CANAGARAJAH, S. Negotiating the local in English as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics,
v. 26, p. 197-218, 2006.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de
um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. (trad. e org.
Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro). ed. 3, Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 81-108.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y.
______ (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre:
Artmed, 2006. 432 p.
FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In:
MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial,
p. 45-65.
FABRÍCIO, B. F.; SANTOS, D. The (Re-)Framing Process as a Collaborative Locus for Change. In: EDGE, J.
(Ed.). Tesol in an Age of Empire. London: Palgrave/Macmillan, 2006. p. 65-83.
FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Oxford: Polity Press, 1992.
FREEBODY, P. Critical literacy education: On living with “innocent language”. In: STREET, B. V.;
HORNBERGER, N. (Org.). Encyclopedia of Language and Education. New York: Springer. v. 2. Literacy,
p. 107-118.
HARDT, M; NEGRI, A. Empire. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2000.
JANKS, H. Literacy and power. New York: Routledge, 2010.
JORDÃO, C. M. Pedagogia de projetos e língua inglesa. In: KADRI, M. S.; PASSONI, T. P.; GAMERO, R.
(Org.) Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa. Rio de Janeiro: Pontes Editores, v.
, 2014. p. 17-52.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
KUMARAVADIVELU, B. Dangerous liaison: globalization, empire and Tesol. In: EDGE, J. (Ed.). Tesol in an
Age of Empire. London: Palgrave/Macmillan, 2006a. p. 1-26.
KUMARAVADIVELU, B. A linguística aplicada na era da globalização. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Por
uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 129-148.
LEU, D. J. et al. New Literacies: A dual-level theory of the changing nature of literacy, instruction and
assessment. Journal of Education, ed. 197, p. 1-18, 2017.
LUKE, A. Critical approaches to literacy. In: EDWARDS V.; CORSON, D. (Ed.) Encyclopedia of language and
education, v. 2: Literacy. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997. p. 143-151.
LUKE, A. Critical literacy: Foundational notes. Theory into practice, ed. 51, p. 4-11, 2012.
MARTINS, G.; SAMPAIO, T. @Wearebrazilianvoices: uma análise de um projeto de ensino-aprendizagem
insurgente de inglês como lingua franca no contexto do CLAC-UFRJ. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL
DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA REDE FEDERAL DE ENSINO
BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (III SIABRALITEC), Ouro Preto, Apresentação de Pôster, 26 nov.
Disponível em: https://padlet.com/tamararosa/qp82oayaj9zuf76a. Acesso em: 2 jul. 2021.
MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista
aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola,
p. 13-44.
MOITA LOPES, L. P. Inglês e globalização em uma epistemologia de fronteira: ideologia linguística para
tempos híbridos. Delta, v. 24, n. 2, p. 309-340, 2008.
NICOLAIDES, C. S.; TILIO, R. A perspectiva do desenvolvimento da autonomia do aprendiz de línguas em
livros didáticos de inglês: reflexões e desafios para a formação do professor de línguas. In: SILVA,
K.; DANIEL, F.; KANEKO-MARQUES, S.; SALOMÃO, A. C. (Org.). A formação de professores de línguas:
novos olhares. v. 1. Campinas: Pontes, 2011. p. 285-313.
NIÑO-MURCIA, M. “English is like the dollar”: Hard currency ideology and the status of English in Peru.
World Englishes, v. 22, n. 2, p. 121-141, 2003.
PAZELLO, E. Pedagogia de projetos e o ensino de inglês como língua estrangeira moderna em escola regular
de 5a a 8a
séries: convicção ou modismo? 2005. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade
Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics. In: DAVIES, A.; ELDER, C. (Ed.) The handbook of applied
linguistics. Malden, MA: Blackwell Publishing Ltd., 2004. p. 784-807.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística
aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.
PHILLIPSON, R. English-Only Europe? Challenging Language Policy. Londres: Routledge, 2003.
RAJAGOPALAN, K. The concept of ‘World English’ and its implications for ELT. ELT Journal, v. 58, n. 2, p.
-117, 2004.
RAJAGOPALAN, K. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil: por uma política prudente e
propositiva. In: LACOSTE, Y.; RAJAGOPALAN, K. (Org.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola
Editorial, 2005. p. 135-159.
ROJO, R; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial. 2019.
SAMPAIO, T.; MARTINS, G. (Re)pensando a avaliação processual no ensino de língua inglesa: um relato
de experiência do projeto Other Voices Matter. XVI FÓRUM CLAC, Rio de Janeiro, Curso de Línguas
Aberto à Comunidade – UFRJ, Comunicação Oral, 2019a.
SAMPAIO, T.; MARTINS, G. A avaliação processual no ensino de língua inglesa: um balanço do projeto
Other Voices Matter no âmbito do CLAC UFRJ. I JoPLELL, Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de
Janeiro, Comunicação Oral, 2019b.
SAMPAIO, T.; MARTINS, G. Other voices matter, brazilian voices & her voice matters: olhares sobre o
processo colaborativo de concepção e aprimoramento do modelo de projetos temáticos de
multiletramentos no contexto do CLAC-Inglês da UFRJ. I WEBINÁRIO CLAC, Rio de Janeiro, Curso de
Línguas Aberto à Comunidade – UFRJ, Comunicação Oral, 2020.
SAMPAIO, T. @HERVOICEMATTERS.BR: potencializando narrativas femininas brasileiras através de um
Projeto Temático de Multiletramentos de Inglês como Lingua Franca no contexto de ensino remoto
no CLAC-UFRJ. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Letras Português/Inglês.
Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
SOUSA SANTOS, B. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova: Revista de Cultura e
Política, São Paulo, n. 39, p. 105-124, 1997.
SOUSA SANTOS, B. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. In: SOUSA SANTOS, B.; CHAUÍ, M.
Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez Editora, 2016.
SOUSA SANTOS, B. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte:
Autêntica Editora, 2020.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational
Review, v. 66, n. 1, p. 60-92,1996.
TILIO, R. Voices. São Paulo: Moderna, 2015.
TILIO, R. The contemporary coursebook: introducing a new proposal. In: TILIO, R.; FERREIRA, A. J. (Org.)
Innovations and challenges in language teaching and materials development. Campinas: Pontes,
a. p. 59-92.
TILIO, R. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente? In: JESUS, D. M.; ZOLIN-VESZ, F.;
CARBONIERI, D. (Org.) Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola.
Campinas: Pontes, 2017b. p. 19-31.
TILIO, R. O CLAC-Inglês na UFRJ: apresentação de um projeto de formação inicial de professores. In:
TILIO, R.; BEATO-CANATO, A. P. (Org.). Formação inicial de professores de línguas: experiências em
um projeto de extensão universitária. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 33-48.
TILIO, R. Uma pedagogia de letramento sociointeracional crítico como proposta para o ensino de
línguas na contemporaneidade por meio de uma abordagem temática. In: FINARDI, K.; SCHERRE,
M.; VIDON, L. (Org.). Língua, discurso e política: desafios contemporâneos. Campinas: Pontes, 2019.
p. 187-210.
TILIO, R. (Re)interpretando e implementado criticamente a pedagogia dos multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 33-42, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5569. Acesso em: 27 jul. 2021.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na
ciência da linguagem [1929]. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica [1926]. In:
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas, poemas. São
Paulo: Editora 34, 2019a. p. 109-146.
VOLÓCHINOV, V. A estilística do discurso III – a palavra e sua função social [1930]. In: VOLÓCHINOV, V. A
palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas, poemas. São Paulo: Editora 34,
b. p. 306-338.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.