Formação de professores de inglês para a Educação Infantil: Estratégias curriculares em universidades federais do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.38982Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Infantil, CurrículoResumo
O ensino de língua inglesa na Educação Infantil é uma realidade no Brasil, apesar da não obrigatoriedade de acordo com diretrizes educacionais vigentes. Há demanda por profissionais, mas os cursos de Licenciatura em Letras-Inglês geralmente não contemplam essa faixa etária, que seria foco da Pedagogia. Diante deste contexto, um estudo foi desenvolvido para compreender como universidades estão preparando professores para este cenário, considerando que não há exigências formais acerca da organização curricular. O objetivo deste artigo é refletir sobre formação de professores e teorias de currículo, com foco nas mudanças curriculares realizadas pelas universidades para lidar com a “lacuna” encontrada na formação de professores para este contexto. Os dados coletados incluíram todas as Universidades Federais do Brasil, com base no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) disponível no website da universidade. Os resultados indicam que diversas universidades brasileiras estão desenvolvendo estratégias para lidar com esse cenário em seus currículos, utilizando diferentes abordagens. Portanto, este artigo traz os resultados encontrados com foco nas estratégias curriculares adotadas por algumas universidades, e seus benefícios para alunos-professores.
Downloads
Referências
BELO HORIZONTE (MG). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras. Colegiado de Graduação. Projeto Pedagógico do Curso de Letras: Licenciatura. September, 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Available in: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>
BRAZIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 2017. Available in: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>
DARLING-HAMMOND, L. Constructing 21st-century teacher education. In: Journal of Teacher Education. Vol. 57, No. 3, 2006. p. 300-314.
FERRAZ, D. M. English (Mis)education as an Alternative to Challenge English Hegemony: A Geopolitical Debate. In: SOUZA, L. M. T. M; GUILHERME, M. (Edts.) Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness: The South answers back. New York, NY: Routledge, 2019. p. 183-206.
FREIRE, M. M.; LEFFA, V. J. A auto-heteroecoformação tecnológica. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-38.
KAWACHI-FURLAN, C.J.; ROSA, M. M. Mitologia do ensino-aprendizagem de inglês para crianças. Revista Estudos em Letras, v. 1, n. 1, jul. – dez, p. 21- 34, 2020.
LARSEN-FREEMAN, D. Training Teachers or Educating a Teacher. In: ALATIS, J; STERN, H. H.; STREVENS, P. (Ed.) Applied Linguistics and the preparation of second language teachers: toward a rationale. Washington, DC: Georgetown University Press, 1983.
MALTA, L. S. Além do que se vê: Educação crítica e letramentos, formação de professores e prática docente no ensino de inglês com crianças de 2 a 5 anos. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Educação linguística: repensando os conceitos de língua e linguagem. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 245-258.
MERLO, M. C. R. Inglês para Crianças é para Inglês ver? Políticas linguísticas, formação docente e educação linguística nas séries iniciais do ensino fundamental no Espírito Santo. 2018. 272 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
MILLER, I. K. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 99-121.
MOITA LOPES, L. P. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-38.
MOURÃO, S. Research into the teaching of English as a Foreign language in early childhood education and care. In: GARTON, S.; COPLAND, F. (Editors). The Routledge Handbook of Teaching English to Young Learners. London and New York: Routledge, 2019. p. 425-441.
PESSOA, R. R. Formação crítica de professores de línguas estrangeiras. In: SILVA, K. A; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A.C. (Org.). A Formação de Professores de Línguas: Novos Olhares. Campinas: Pontes, 2011. p. 31- 49.
RAJAGOPALAN, K. Política de ensino de línguas no Brasil: história e reflexões prospectivas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 143-161.
ROCHA, C. H. O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. In: DELTA. v. 23. n. 2. p. 273-319, 2007.
SANTOS, L. I. S. Professores de língua inglesa para crianças: interface entre formação inicial e continuada, experiência e fazer pedagógico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1. p. 223-246, 2011.
SANTOS, L. I. S.; BENEDETTI, A. M. Professor de língua estrangeira para crianças: Conhecimentos teórico-metodológicos desejados. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, 48(2): 333-351, Jul./Dez. 2009
SÃO JOÃO DEL REI (MG). Universidade Federal de São João Del Rei. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP). Resolução n. 041, de 5 de dezembro de 2018. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas – Grau Acadêmico Licenciatura. 2018. p. 1-110.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TONELLI, J. R. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças. In: Calidoscópio, v. 8, n. 1, p. 65-76, jan. – abr, 2010. http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/159/15
TONELLI, J. R. A.; MORENO, T. R. A. Inglês para crianças do Ensino Fundamental I nos sistemas apostilados de ensino: instrumental ou transformador? Revista Raído: Universidade Federal da Grande Dourados, MS (UFGD), v. 10, n. 23, 2o semestre de 2016, p. 90-113.
TONELLI, J. R. A.; FERREIRA, O. H. S.; BELO-CORDEIRO, A. E. Remendo novo em vestido velho: Uma reflexão sobre os cursos de letras-Inglês. REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura. ISSN 1986-6576 v.9 n.1 - May, 2017. p. 124 - 141 – Inhumas/Goiás Brasil.
TONELLI, J. R. A.; PÁDUA, L. S. O Estado da Arte de pesquisas sobre ensino e formação de professores de línguas estrangeiras para crianças no Brasil. In: TONELLI, J. R. A.; PÁDUA, L. S.; OLIVEIRA, T. R. R. Ensino e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras para Crianças no Brasil. Paraná: Appris, 2017. pp. 17-39.
VEIGA-NETO, A. Currículo, Cultura e Sociedade. Revista Educação UNISINOS, v. 5, n. 9. Jul/Dez, 2004, p. 157-171.
YOUNG, M. F. D. The Curriculum of the Future: From the ‘new sociology of education’ to a critical theory of learning. London: Falmer Press, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.