A Educação Intercultural e o Português como Língua de Acolhimento: proposta para o contexto brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54818Mots-clés :
Interculturalidade, Competência Comunicativa Intercultural, Português como Língua de Acolhimento, PLAcRésumé
Neste artigo, discutimos a correlação entre as características do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e a educação intercultural, com foco nas necessidades específicas dos migrantes. O objetivo é destacar a importância do interculturalismo como uma abordagem que promove e reconhece a cultura como elemento essencial ao ensino, bem como a adoção dos parâmetros da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) pelo PLAc. A metodologia empregada baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de PLAc e interculturalidade no Brasil. Fundamentamos nossa discussão nas competências interculturais definidas por Byram, Gribkova e Starkey (2002), Candau (2014) e Mendes (2018), estabelecendo uma conexão com as características e necessidades específicas do PLAc, conforme discutido por Grosso (2010), Anunciação, Camargo e Lopez (2021) e Fiorelli (2022). Concluímos ressaltando a importância fundamental da presença cultural no ensino de PLAc, visando à inclusão do migrante na sociedade por meio de uma perspectiva cultural promovida pelo professor. A partir dessas considerações, sugerimos a implementação de competências interculturais no ensino de PLAc, conscientes da capacidade de influenciar positivamente a educação brasileira, capacitando os alunos não apenas linguisticamente, como tambémocialmente, preparando-os para serem cidadãos globalmente conscientes e críticos.
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