Atividades de escrita em português de resumo acadêmico para alunos surdos
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53733Mots-clés :
Português como L2 para surdos, Ensino de língua para fins específicos, Didatização de gêneros acadêmicosRésumé
O interesse crescente na linguagem escrita tem despertado a curiosidade de pesquisadores dedicados ao estudo da surdez, levantando questões sobre as estratégias fundamentais para promover a leitura e escrita em estudantes surdos. Este estudo visa analisar os resultados de atividades de ensino de Língua Portuguesa centradas no gênero resumo acadêmico, realizadas com alunos surdos do curso de Letras Libras em uma universidade pública do interior norte rio-grandense. Os dados analisados fazem parte da quarta etapa de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), vinculada a uma pesquisa doutoral em andamento. Os resultados indicam que as atividades voltadas para o melhoramento das características linguísticas do resumo acadêmico foram eficazes, permitindo que os alunos expressassem seus pensamentos na língua portuguesa na modalidade escrita sobre o assunto abordado. Por meio dessas atividades, foi possível estimular o contato com materiais escritos no ambiente acadêmico, promovendo a leitura e a escrita sem negligenciar a Língua Portuguesa em favor da Libras.
Téléchargements
Références
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto Editora, 2013. p. 47-51.
CLAUDIO, A. P.; QUILES, R. E. S. Estratégias pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa para crianças surdas. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 7, 2022. DOI: 10.5216/rs.v7.72965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/72965. Acesso em: 28 nov. 2024.
DE PIETRO, J.-F.; ERARD, S.; KANEMAN-POUGATCH, M. Un modèle didactique du “débat”: de l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, v. 39/40, p. 100-129, 1996.
DIAS, A. P. S.; LOUSADA, E. G. O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem. Diálogo das Letras, v. 7, n. 2, p. 10-25, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/629. Acesso em: 05 set. 2024.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
DOLZ, J. SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 41-73.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 149-214.
FREIRE, P. A importância de ler. In: ______. A importância de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989. p. 19-31.
FERNANDES, S. F. Práticas de letramento na educação bilíngue para surdos. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 2006.
FERNÁNDEZ, V. H.; MACCHIAVELLO, D. C.; CORONADO, F. S. Evaluación de la escritura de estudiantes sordos bilingües. Estudios Pedagógicos (Valdivia), v. 42, n. 2, p. 171-191, 2016. SciELO Agencia Nacional de Investigacion y Desarrollo (ANID). Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052016000200010. Acesso em: 31 jul. 2024.
KARNOPP, L. B. Práticas de leitura e escrita entre os surdos. In: LODI, A. C. B et al. (Org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 154-171.
LODI, A. C. B. A leitura como espaço discursivo de construção de sentidos: oficinas com surdos. 2004, 282f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13914. Acesso em: 20 abr. 2024.
LODI, A. C. B. Ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos: impacto na educação básica. In: LACERDA, C. B. F. de; SANTOS, L. F. dos (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002481353. Acesso em: 04 set. 2024.
LODI, A. C. B.; BORTOLOTTI, E. C.; CAVALMORETTI, M. J. Z. Letramentos de surdos: práticas sociais de linguagem entre duas línguas/culturas. Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2, p. 131-149, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19304. Acesso em: 04 set. 2024.
LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O. La rédaction de genres universitaires: pratiques et points de vue d’étudiants universitaires au Brésil et au Québec. Le Français à l’Université, 21e année, numéro 01, 2016. Disponível em: http://www.bulletin.auf.org/index.php?id=2219. Acesso em: 10 out. 2023.
MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. O resumo escolar: uma proposta de ensino do gênero. SIGNUM: Estudos Linguísticos, Londrina, n. 8/1, p. 89-101, jun. 2005.
MOITA LOPES, L. P. Afinal, o que é Linguística Aplicada. In: _____. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996. p. 17-24.
MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo aplicado como linguista aplicado. In: ______. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 13-44.
MOITA LOPES, L. P. da M. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, v. 14, n. 27, p. 33-50, 2009. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33105. Acesso em: 05 set. 2024.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PEIXOTO, R. C. Algumas considerações sobre a interface entre a língua brasileira de sinais (Libras) e a língua portuguesa na construção inicial da escrita pela criança surda. Cadernos Cedes, v. 26, n. 69, p. 205-229, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/XRLzhSvHfY6zB6JrL4DWJsF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2024.
PEREIRA, R. C. M.; BASÍLIO, R. A Didatização da resenha acadêmica em contexto universitário. In: NASCIMENTO, E. L. do; ROJO, R. H. R. (Org.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 229-246.
PEREIRA, M. C., KARNOPP, L. B. Concepções de leitura e de escrita na educação de surdos. In: LODI, A. C. B et al. (Org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 125-134.
QUADROS, R. M. de Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
SACKS, O. W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.