Práticas letradas digitais no contexto do Teletandem: um estudo de caso

Autores

  • Rickison Cristiano de Araújo Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26948

Palavras-chave:

Práticas letradas digitais, TDICs, Teletandem

Resumo

Este trabalho identifica e analisa as práticas letradas digitais presentes nas interações de Teletandem, de um par interagente. Essas interações foram realizadas durante o desenvolvimento do componente curricular “Práticas de intercâmbio linguístico-cultural via Teletandem”, desenvolvido no curso de Letras ”“ Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Trata-se de um estudo de caso etnográfico de cunho qualitativo (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986; VÓVIO; SOUZA, 2005), cuja análise está centrada em uma interação de Teletandem realizada e gravada pelo Skype por uma brasileira e uma argentina. As discussões estão fundamentadas nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1993), especificamente no conceito de práticas de letramento (STREET, 2012) e Letramentos Digitais (BUZATO, 2006). Os dados analisados indicam que o Teletandem pode ser caracterizado como um contexto virtual de aprendizagem que suscita práticas letradas digitais por parte das interagentes, exigindo habilidades e conhecimentos técnicos para a efetivação dessas práticas, bem como a presença de práticas letradas digitais híbridas.

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Biografia do Autor

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino na Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Tecnologias Digitais na Educação e Graduado em Letras - Espanhol na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integrante do Grupo de pesquisa TECLIN: Tecnologias, Culturas e Linguagens cadastrado no DGP do CNPq. Interessa-se pelos seguintes temas: Formação docente; Ensino de Línguas; Ensino de Língua(s) mediado por tecnologias digitais; Interculturalidade e Ensino. E-mail: rickison_cristiano@hotmail.com

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Professor no DLA e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da UEPB. Mestre (UNESP) e Doutor (USP) em Educação, com estágio de Pós-doutorado em Educação Contemporânea (UFPE). Licenciado em Letras e Pedagogia. E-mail: fabiohispanista@gmail.com.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Silva, R. C. de A., & Souza, F. M. de. (2019). Práticas letradas digitais no contexto do Teletandem: um estudo de caso. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(2), 81–98. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.26948

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