A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio

Authors

  • José de Sousa Silva GDF
  • José Carlos Almeida Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.679

Keywords:

Segunda língua;, L2;, Insumo;, Filtro sócio-afetivo;, Abordagem;, LIBRAS;, Análise de abordagem

Abstract

Neste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes.

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Author Biographies

José de Sousa Silva, GDF

Mestre pela Universidade de Brasília, Intérprete de Libras GDF

José Carlos Almeida Filho, Universidade de Brasília

Professor Doutor da Universidade de Brasília ”“ UnB

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Published

2011-04-09

How to Cite

Silva, J. de S., & Almeida Filho, J. C. (2011). A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 8. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.679

Issue

Section

Artigos