Español en SPOC: the search for a solution for teaching Spanish for ENEM in the midst of a pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44356

Keywords:

CALL, SPOC, Gamification, Spanish, ENEM

Abstract

In this work, based on the principles of the connectivist theory of Siemens (2004; 2007) and Downes (2016), identified as a learning theory for the digital age, we present, within the framework of CALL (Computer Assisted Language Learning), the proposal of a SPOC (Small Private Online Course) aimed at teaching Spanish for ENEM. The course, entirely online and in a gamified model, was developed in the MOODLE virtual environment, based on the DBR (Design Based Research) methodology. DBR entails needs analysis, development and application of an educational resource for subsequent evaluation and redesign. Here, in addition to presenting the course originally developed, we report two failed application attempts with two different high school classes during the most difficult moments of the COVID-19 pandemic. We also bring our considerations about the possible causes of failure. At the moment, we try to adapt the course to apply it in the flipped classroom modality, which is a hybrid modality, in order to verify one of our hypotheses, that the difficulties encountered were due to the fact that the course was exclusively distance learning.

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Author Biographies

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2009), com bolsa fornecida pela CAPES. Licenciado em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas com pesquisa sobre LMOOC sob supervisão do professor Vilson Leffa (2017). É Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul desde 2020, onde ingressou por processo de redistribuição e atua no Curso de Licenciatura em Português e Espanhol. De 2009 a 2020 foi professor da Universidade Federal de Santa Maria, onde atuou nos cursos de Licenciatura em Espanhol presencial e EaD. Orienta projetos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM. É líder do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq. Coordena o projeto INOVA-LETRAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUAS e participa do projeto FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Crítica, Políticas LInguísticas, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Tecnologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência Visual.

Naura Letícia Nascimento , UFSM

Possui graduação em Letras Habilitação em Língua Espanhola pela Faculdade Metodista Centenário (2005), Língua Portuguesa pela Universidade Anhanguera (2019) e Pedagogia pela Faculdade Unicesumar (2021); Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015) e Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGTER (2021) . Atualmente é professora externa da Universidade Federal de Santa Maria no curso de Graduação em Letras Espanhol EAD/UAB, professora de Língua Espanhola do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e professora regente de Língua Espanhola - Rede ICM, Colégio Coração de Maria. Tem experiência na área de Letras português, com ênfase em Língua Espanhola.

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Published

2022-12-05

How to Cite

Fontana, M. V. L., & Naura Letícia Nascimento. (2022). Español en SPOC: the search for a solution for teaching Spanish for ENEM in the midst of a pandemic. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG6. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44356

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