O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal

Autores

  • Marilena Somavilla Bomfim de Andrade Universidade de Brasília - UnB
  • Percília Lopes Cassemiro dos Santos Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.876

Palavras-chave:

Aquisição aprendizagem de segunda língua;, de português como segunda língua;, Política linguística

Resumo

Alunos estrangeiros (AEs) são matriculados nas escolas públicas do Distrito Federal (DF) e frequentam as aulas sem saber o português. Desconhecendo a língua de escolarização, eles têm enfrentado dificuldades que tornam a comunicação inviável, tolhendo-lhes a integração e o desempenho escolar. A finalidade dessa pesquisa foi revisar a legislação que ampara o direito do aluno estrangeiro à matrícula nas escolas da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF) a fim de que os participantes do processo de ensino conheçam os documentos oficiais que regulam o acesso e a integração dos AEs no sistema público de ensino do DF. O estudo, de natureza investigativa e documental, fundamentou-se nos procedimentos metodológicos do estudo de caso. Os resultados revelaram que, embora a legislação brasileira garanta aos AEs o acesso à educação, os órgãos educacionais do DF não têm reconhecido a existência dos problemas oriundos da baixa proficiência linguística em português desses alunos, tampouco suscitado reflexão sobre a questão. Esta pesquisa revelou a demanda por uma política linguística específica dos órgãos reguladores de ensino, garantindo uma intervenção didática particular para implementar o processo de aprendizagem da língua alvo pelos AEs até que consigam acompanhar as séries condizentes com a faixa etária do fluxo escolar, na qual o português é o veículo educacional.

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Biografia do Autor

Marilena Somavilla Bomfim de Andrade, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília.

Percília Lopes Cassemiro dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Linguística Aplicada, professora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília e coordenadora do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL).

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Publicado

2011-12-07

Como Citar

Andrade, M. S. B. de, & Santos, P. L. C. dos. (2011). O fenômeno do ingresso crescente de crianças estrangeiras na escola pública regular do Distrito Federal. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 9(2), 37. https://doi.org/10.26512/rhla.v9i2.876

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