Intricacia gramatical e densidade lexical: dois aspectos da escrita acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53925

Palavras-chave:

intricacia gramatical, densidade lexical, escrita acadêmica

Resumo

Este estudo investiga a relação entre a densidade lexical e a intricacia gramatical na escrita acadêmica, seguindo os princípios de Halliday (1985b). A análise compara duas versões de um texto universitário – a original e a reescrita –, visando compreender sua complexidade linguística. Utilizando uma abordagem qualitativa, examinamos um texto selecionado de um banco de dados de textos escritos por estudantes universitários. Os resultados revelam que a reescrita tende a aumentar o número de palavras, e confirmam que a densidade lexical e a intricacia gramatical são inversamente proporcionais, como sugerido por Halliday. Essas descobertas ressaltam a importância de considerar ambos os aspectos na escrita acadêmica, oferecendo contribuições valiosas para alunos que buscam melhorar sua produção e compreensão de textos complexos em contexto universitário.

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Biografia do Autor

Antonio Marcio Da Silva, University of Essex

Professor da University of Essex, Essex, UK. Doutor em Hispanic Studies (Cinema Brasileiro) pela University of Bristol, Bristol, UK. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4628-4091.E-mail:antonio.dasilva@essex.ac.uk.    

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Rottava, L., & Da Silva, A. M. (2024). Intricacia gramatical e densidade lexical: dois aspectos da escrita acadêmica. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT2. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53925

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas