Ensino de sintaxe na educação básica: um estado da arte do cenário brasileiro

Autores

  • Mário Martins Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Marielly Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.34153

Palavras-chave:

Ensino de sintaxe, Ensino de gramática, Educação básica

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um estado da arte sobre a pesquisa em ensino de sintaxe na educação básica brasileira. O ensino de sintaxe constitui uma pauta de debate acadêmico, sustentando-se frequentemente na oposição entre convicções linguísticas e prescrições gramaticais. Nesse cenário de disputa, justifica-se explorar o papel das investigações científicas e, consequentemente, questionar-se sobre o que se tem discutido a respeito do ensino de sintaxe. O Catálogo de Teses e Dissertações, o Portal de Periódicos e ainda o Google Acadêmico são as bases de dados deste estado da arte. Os resultados indicam que grande parte da pesquisa sobre o ensino de sintaxe é de natureza propositiva, de orientação funcionalista e/ou descritivista, com foco nos complexos oracionais e com fins para o incremento das competências linguísticas dos alunos da educação básica.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Martins, M., & Pereira, M. (2020). Ensino de sintaxe na educação básica: um estado da arte do cenário brasileiro. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 156–174. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.34153

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