Análise do Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem em leitura e escrita na rede pública estadual de ensino mineira
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32908Palavras-chave:
Alfabetização e letramento, Formação de professores de língua portuguesa, dificuldades de aprendizagemResumo
Neste trabalho, discutimos sobre o projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD), que apoia estudantes do 4o ao 9o ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem nos processos de alfabetização. Como objetivo central, investigamos os desafios e as possibilidades do projeto APD com base na perspectiva dos professores envolvidos. Analisamos quais as possibilidades da intervenção pedagógica realizada pelo professor para Ensino do Uso de Biblioteca (Peub) junto aos alunos que apresentam dificuldades em leitura e escrita. Como referencial teórico, apoiamo-nos nos Estudos do Letramento (STREET, 2014) e na perspectiva de alfabetização e letramento proposta por Soares (2004; 2018). A metodologia de pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa interpretativista no viés da Linguística Aplicada, tendo como coleta de dados a realização de grupo focal com professores designados do projeto. Com base nos dados coletados, delimitamos quatro eixos de análise que nos permitiram conhecer a realidade do trabalho desenvolvido com alunos com dificuldades de leitura e escrita. Os resultados indicam a necessidade de ações na tentativa de contribuir com o desenvolvimento do projeto de modo que abarque formação continuada e planejada de acordo com as necessidades dos professores envolvidos no projeto. A análise também evidencia que a antecipação da intervenção pedagógica para os primeiros anos do Ensino Fundamental em articulação com o Programa Mais Alfabetização se faz necessária, além de ser imprescindível um trabalho de reaproximação da escola-família.
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