O link como fator de coerência no hipertexto jornalístico: Folha de São Paulo (Brasil) e Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha)

Autores

  • Ferdinand Miranda Reis Junior USP

Palavras-chave:

link, hipertexto, tópico discursivo, coerência, textos jornalísticos, linguística contrastiva

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o link como um tópico discursivo, fator de coerência do hipertexto. O corpus é formado por dois hipertextos jornalísticos, um brasileiro, do jornal Folha de S. Paulo, e outro proveniente de um jornal alemão, Frankfurter Allgemeine Zeitung. Ambos noticiam um mesmo evento. No âmbito da linguística contrastiva, serão tecidos pressupostos acerca dos tópicos discursivos e considerações sobre o link hipertextual. No escopo jornalístico, serão traçadas considerações sobre a notícia e o webjornalismo. Almeja-se analisar a utilização do link como elemento de coerência hipertextual e como isso pode vir a alterar a organicidade tópica de um hipertexto noticioso. A análise contrastiva dos tópicos discursivos agrupados em quadros tópicos propicia o levantamento de dados sobre especificidades interculturais, além de divergências no que tange às linhas editoriais de cada instituição jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-06-01

Como Citar

Reis Junior, F. M. (2006). O link como fator de coerência no hipertexto jornalístico: Folha de São Paulo (Brasil) e Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 5(1), 16–33. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/28329

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.