Perfis de uso de estratégias de aprendizagem de alunos de ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1147Palavras-chave:
Educação a Distância;, Estratégias de aprendizagem;, Autonomia de aprendizagem;, Ensino aprendizagem de línguas;, Língua estrangeira;, TIC;, TecnologiaResumo
Neste estudo analisamos o uso das estratégias de aprendizagem dos alunos da Licenciatura em Letras: Língua Inglesa da UFC/UAB com o intuito de colaborar na composição do perfil desse estudante em ambiente virtual. Para tanto, aplicamos o Inventário de Estratégias para Aprendizagem de Língua Estrangeira em 21 turmas nos 11 polos que mantêm o curso. Os dados mostram que os estudantes dessas turmas possuem um perfil de uso médio de estratégias: 77 ”“ alunos possuem perfil médio; 34, perfil alto e 19, perfil baixo. Os dados revelam, ainda, uma queda no uso de estratégias conforme contrastamos turmas mais antigas à s mais recentes no curso. O ano de ingresso no curso mostrou-se inversamente proporcional ao nível de uso de estratégias indicado pelo instrumento de pesquisa. Com as leituras desenvolvidas durante esta pesquisa, em virtude da proximidade de conceitos, enxergamos a possibilidade de considerarmos as estratégias de aprendizagem como categoria de medição de níveis de autonomia de aprendizagem. Isto é, passamos a conceber as estratégias de aprendizagem como um elemento mensurável que pode indicar graus de autonomia, além de ser um dos mecanismos de desenvolvimento de autonomia de aprendizagem.
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