Avanços e processos do ensino de literatura: práticas interventivas do Profletras
Mots-clés :
Ensino de Literatura. Letramento literário. Profletras.Résumé
Neste artigo, discorremos sobre os avanços e os processos do ensino de literatura, com base em pesquisas interventivas de profesores do Profletras em Mato Grosso. Incluímos nessa discussão os caminhos teóricos e metodológicos do ensino de literatura, com vista à s pesquisas que vão do percurso da teoria da recepção à s contribuições da leitura subjetiva e do letramento literário. A análise dos resultados obtidos comprova a coerência entre pesquisa interventiva e as teorizações acerca da leitura literária e formação do leitor.
Téléchargements
Références
Candido, Antonio. A literatura e a formação do homem. Revista Ciência e Cultura, nº 09. Vol. 24. Páginas 81-90. São Paulo, set. 1972.
Candido, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
Cocco, Marta Helena e Silva, Rosana Rodrigues da (orgs). Nossas vozes, nosso chão. Antologia poética comentada. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2011.
Compagnon, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: ufmg, 2009.
Cosson, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
______________. Círculo de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.
Iser, Wolfgang. O Jogo do Texto. In: Lima, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______________. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.
Jauss, Hans Robert. A estética da Recepção. In: Lima, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Malaguti, Nilze Maria. Letramento literário na eja: estratégia para a leitura e à escrita. Relatório apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em
Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Rocha, S. A. A magia da palavra nas histórias orais e escritas: uma proposta de fruição literária. Relatório apresentado ao Programa de Mestrado Profissional
em Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Rouxel, Annie; Langlade, Gérard; Rezende, Neide Luzia. (orgs). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
Rouxel, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução de Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de
Oliveira. Cadernos de pesquisa. v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012.
Silva, Ademir Juvêncio. O letramento literário: transcriação da poesia produzida em Mato Grosso em infopoema. Relatório apresentado ao Programa
de Mestrado Profissional em Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Zilberman, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2016
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )