Ler e escrever literatura também é aula de língua portuguesa

Autores

  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Raquel Sousa da Silva

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Literatura. Língua Portuguesa. Professor. Leitura.

Resumo

Neste artigo, discorremos e analisamos os resultados da pesquisa sobre o ensino de literatura nos anos finais do ensino fundamental. As questões que norteiam a investigação compreendem situar o papel da literatura na formação de leitores e nas práticas de letramento literário na escola e, particularmente, como são concebidas e desenvolvidas na aula de Língua Portuguesa. Nesse sentido, procuramos mostrar e desvelar as fragilidades e a resistência do ensino de literatura ao apresentar-se de modo secundário no discurso do professor, quando este é chamado a dizer de suas concepções e metodologias utilizadas em aulas em que a obra literária é o objeto de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bordini, Maria da Glória; Aguiar, Vera Teixeira de (orgs.). Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto. 1993, p. 81.

Colomer, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007, p. 70.

Cosson, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014, p. 30.

Jauss, Hans R. et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Coordenação e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 78.

Larrosa, Jorge. A novela pedagógica e a pedagogização da novela In: ________. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 126.

Todorov, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3°ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009, p. 89.

Zilberman, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989, p. 12.

Downloads

Publicado

27-12-2016

Como Citar

Segabinazi, D. M., & Silva, R. S. da. (2016). Ler e escrever literatura também é aula de língua portuguesa. Revista Cerrados, 25(42), 229–244. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25334

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.