Avanços e processos do ensino de literatura: práticas interventivas do Profletras
Palabras clave:
Ensino de Literatura. Letramento literário. Profletras.Resumen
Neste artigo, discorremos sobre os avanços e os processos do ensino de literatura, com base em pesquisas interventivas de profesores do Profletras em Mato Grosso. Incluímos nessa discussão os caminhos teóricos e metodológicos do ensino de literatura, com vista à s pesquisas que vão do percurso da teoria da recepção à s contribuições da leitura subjetiva e do letramento literário. A análise dos resultados obtidos comprova a coerência entre pesquisa interventiva e as teorizações acerca da leitura literária e formação do leitor.
Descargas
Citas
Candido, Antonio. A literatura e a formação do homem. Revista Ciência e Cultura, nº 09. Vol. 24. Páginas 81-90. São Paulo, set. 1972.
Candido, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
Cocco, Marta Helena e Silva, Rosana Rodrigues da (orgs). Nossas vozes, nosso chão. Antologia poética comentada. Cuiabá: Carlini&Caniato, 2011.
Compagnon, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: ufmg, 2009.
Cosson, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
______________. Círculo de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.
Iser, Wolfgang. O Jogo do Texto. In: Lima, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______________. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.
Jauss, Hans Robert. A estética da Recepção. In: Lima, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Malaguti, Nilze Maria. Letramento literário na eja: estratégia para a leitura e à escrita. Relatório apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em
Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Rocha, S. A. A magia da palavra nas histórias orais e escritas: uma proposta de fruição literária. Relatório apresentado ao Programa de Mestrado Profissional
em Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Rouxel, Annie; Langlade, Gérard; Rezende, Neide Luzia. (orgs). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
Rouxel, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução de Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de
Oliveira. Cadernos de pesquisa. v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012.
Silva, Ademir Juvêncio. O letramento literário: transcriação da poesia produzida em Mato Grosso em infopoema. Relatório apresentado ao Programa
de Mestrado Profissional em Letras- Profletras. Sinop, 2015.
Zilberman, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Cerrados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )