De São Saruê à Casa da madrinha: literatura de cordel e literatura infantil no espaço escolar

Autores

  • José Hélder Pinheiro Alves UFCG
  • Etiene Mendes Rodrigues

Palavras-chave:

Literatura de cordel. Literatura infantil. Ensino de literatura.

Resumo

O encontro de duas importantes vertentes de nossa literatura em sala de aula pode contribuir tanto para formar leitores abertos a diferentes dimensões da cultura que se produz no país quanto para observar aproximações que quase sempre ficam ao largo das leituras realizadas no contexto escolar. O diálogo entre a literatura infantil e a literatura popular sempre é enfatizado por pesquisadores. No entanto, muitas vezes a cultura popular aparece apenas como fonte a ser reinterpretada ou recriada. Neste artigo, propõe-se uma aproximação entre duas obras literárias: uma da literatura de cordel (Viagem a São Saruê, de Manuel Camilo dos Santos) e outra da literatura infantil (A casa da madrinha, de Lígia Bojunga Nunes). Nosso objetivo é chamar a atenção para a possibilidade de uma abordagem comparativa entre obras de contextos diversos, mas que ostentam temas que se aproximam, e também apontar possibilidades de abordagem da literatura de cordel no contexto escolar como literatura e não meramente como pretexto para ensinar conteúdos curriculares.

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

Alves, J. H. P., & Rodrigues, E. M. (2016). De São Saruê à Casa da madrinha: literatura de cordel e literatura infantil no espaço escolar. Revista Cerrados, 25(42), 163–180. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25331

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.