Literatura é resistência

experiências de leitura literária em sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57684

Palabras clave:

direito à literatura, formação do leitor literário na Educação Básica, formação continuada de professores, literatura contra a barbárie

Resumen

Este artigo se empenha pela formação literária de alunos de Educação Básica e de professores de Língua Portuguesa. Recorre a Candido, Colomer, Zilberman, para defender o direito à literatura e a importância do acesso à produção brasileira. Relata duas experiências de leitura literária ocorridas no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG): a leitura do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, com discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-Cepae-UFG), recorrendo a contribuições teórico-críticas de Candido, Coutinho, Bastos; e da coletânea de contos Olhos d´água, de Conceição Evaristo, com alunos da 2ª série do Ensino Médio, considerando os aportes teóricos da própria Evaristo, bem como de Ribeiro, Santos e Kilomba. As obras literárias foram escolhidas por professoras de Língua Portuguesa do Cepae-UFG com base em critérios que levaram em conta, além da relevância estética e crítica, o fato de se tratar de narrativas que colocam em pauta a condição do espoliado na literatura. Os resultados dessas experiências foram apresentados sob o título “Literatura é resistência”, no Colóquio da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Literatura, ofertada pelo PPGEEB-Cepae-UFG.

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Biografía del autor/a

Célia Sebastiana Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2000),especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), graduação em Letras pela UEG- GOIÁS (1991), graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase de pesquisa em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade literária, literatura e ensino, formação do leitor de poesia no ensino básico, formação de professores e ensino de Literatura; lírica moderna e contemporânea, Carlos Drummond de Andrade, prosa de ficção. Coordena projetos de pesquisa, de ensino e de extensão voltados para a relação leitura literária, formação de leitores, poesia e ensino de literatura. 

Ilma Socorro Gonçalves Vieira, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras-Português (1995), mestrado (2000) e doutorado (2013) em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás, com estudos na Linha de Pesquisa "Literatura, História e Imaginário", Área de Concentração: "Estudos Literários". Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa e literatura na Educação Básica e no Ensino Superior, na formação inicial e continuada de professores. Atualmente, é docente do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, da mesma instituição. 

Citas

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Publicado

2025-08-30

Cómo citar

Fleury de Faria, V., Sebastiana Silva, C., & Socorro Gonçalves Vieira, I. (2025). Literatura é resistência: experiências de leitura literária em sala de aula. Revista Cerrados, 34(68). https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57684

Número

Sección

O realismo e sua atualidade: 25 anos de crítica literária dialética na UnB

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