Literatura é resistência
experiências de leitura literária em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i68.57684Palabras clave:
direito à literatura, formação do leitor literário na Educação Básica, formação continuada de professores, literatura contra a barbárieResumen
Este artigo se empenha pela formação literária de alunos de Educação Básica e de professores de Língua Portuguesa. Recorre a Candido, Colomer, Zilberman, para defender o direito à literatura e a importância do acesso à produção brasileira. Relata duas experiências de leitura literária ocorridas no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG): a leitura do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, com discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB-Cepae-UFG), recorrendo a contribuições teórico-críticas de Candido, Coutinho, Bastos; e da coletânea de contos Olhos d´água, de Conceição Evaristo, com alunos da 2ª série do Ensino Médio, considerando os aportes teóricos da própria Evaristo, bem como de Ribeiro, Santos e Kilomba. As obras literárias foram escolhidas por professoras de Língua Portuguesa do Cepae-UFG com base em critérios que levaram em conta, além da relevância estética e crítica, o fato de se tratar de narrativas que colocam em pauta a condição do espoliado na literatura. Os resultados dessas experiências foram apresentados sob o título “Literatura é resistência”, no Colóquio da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Literatura, ofertada pelo PPGEEB-Cepae-UFG.
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Citas
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