Os significados dos paratextos, da narrativa e das ilustrações: a mediação e a formação do leitor literário
Mots-clés :
Literatura. Paratextos. Mediação de leitura. Livro ilustrado. Estratégias de leitura.Résumé
Este texto objetiva analisar paratextos, narrativa e ilustrações do livro infantil Não; verificar como eles auxiliam a mediação literária; e propor práticas com base nas estratégias de leitura. Como resultados constatamos que o livro ilustrado apresenta-se como influente instrumento na constituição leitora das crianças devido à linguagem híbrida (verbal/visual), possibilitando percepção artística. Além disso, as estratégias de leitura propostas por Solé (1998) e Girotto e Souza (2010) são preciosas contribuições no trabalho do ensino da literatura e da compreensão leitora.
Téléchargements
Références
Aguiar, Vera Teixeira de. (coord.) et al. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2001.
Altés, Marta. Tradução de Gilda de Aquino. Não!. São Paulo: Brinque-Book, 2012.
AQuino, Kenia Adriana de. O nascimento do leitor: ler, contar e ouvir histórias. Jundiaí; Cuiabá: Paco Editorial; EdUFMT, 2012.
Azevedo, Ricardo. Livros didáticos e livros de literatura: chega de confusão!. Presença Pedagógica. v. 5, n.25. jan/fev 1999.
BurlamaQue, Fabiane Verardi; martins, Kelly Cristina Costa; Araujo, Mayara dos Santos. A leitura do livro de imagem na formação do leitor. In: Souza, Renata Junqueira de; feba, Berta Lúcia Tagliari (orgs.). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
Camargo, Luís. Um estudo sobre O prato azul-pombinho. (s/d) (fotocópia)
Faria, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
Gancho, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões; Souza, Renata Junqueira de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: Souza, Renata Junqueira de [et al.]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
Hunt, Peter. O texto e o leitor. In: hunt, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
Nikolajeva, Maria; Scott, Carole. Paratextos dos livros ilustrados. In: ___________. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosaic Naify, 2011.
Parreiras, Ninfa. Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê. Belo Horizonte: rhj, 2009.
___________. Do ventre ao colo, do som à literatura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: rhj, 2012.
Primeiro Filme. O livro: enquadramentos ”“ planos e ângulos. Disponível em: < http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-
-angulos/> Acesso em: 24 abr. 2015.
Santos, Ana Maria Martins da Costa; souza, Renata Junqueira de. Andersen e as estratégias de leitura: atividades práticas no cotidiano escolar. Campinas:
Mercado de Letras, 2011.
Solé, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Souza, Renata Junqueira de; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Era uma vez ... uma caixa de histórias: prosa no acervo do pnbe 2014. In: pnbe na escola: literatura fora da caixa/Ministério da Educação; elaborado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ Brasília: mec, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2016
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )