Quartas dramáticas
literatura, teatro e outras artes
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v34i69.60279Palavras-chave:
Quartas Dramáticas, literatura e outras artes, encenação de leitura, proponência textualResumo
Este artigo apresenta o percurso de criação, consolidação e expansão do projeto Quartas Dramáticas, desenvolvido desde 2010 na Universidade de Brasília. O projeto constitui- se como um espaço de experimentação artística, pedagógica e crítica em que a leitura de textos teatrais se desdobra em práticas múltiplas – leitura dramática, leitura cênica e encenação de leitura – articulando ensino, pesquisa e extensão. O texto propõe uma reflexão teórica e memorialística sobre o diálogo entre literatura e as outras artes, situando a prática da encenação de leitura como campo estético e epistemológico autônomo, em interlocução com autores como Umberto Eco, Hans-Thies Lehmann, Patrice Pavis, Anne Ubersfeld, Paul Zumthor, Bertold Brecht e Augusto Boal. Introduz-se ainda o conceito de proponência textual, entendido como a potência criativa imanente ao texto dramatúrgico, ativada na relação entre leitor, ator e espectador.
Downloads
Referências
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Teoria, crítica e metodologia: estudos comparados de literatura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.
AKAKPO, Gustave. Catharsis. Bélgica: Éditions Lansman, 2006.
AKAKPO, Gustave. Catharsis. Paris: Lansman, 2003.
AKAKPO, Gustave. La mère trop tôt. Bélgica: Éditions Lansman, 2004.
ANOUILH, Jean. Antígona. Trad. Sidney Barbosa. Brasília: UnB, 2010.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1971.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brandão. Textos coletados por Siegfried Unseld. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Trad. Miriam Vieira. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 9-37, 1997.
CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura E Sociedade, n. 2, v. 2, p. 37-55, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p37-55 Acesso: 31/11/2025
CLÜVER, Klaus. Intermidialidade. In: MÜLLER, Jürgen E.; WOLF, Werner (org.). Intermidialidade. Trad. Cláudia T. Guimarães. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 215-236.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1989 [1962].
EFOUI, Kossi. A Encruzilhada. Trad. João Vicente, Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani e Maria da Glória Magalhães dos Reis. São Paulo: Temporal Editora, 2023.
GILBERT, William Schwenck; SULLIVAN, Arthur. H.M.S. Pinafore; or, The Lass That Loved a Sailor. London: Chappell & Co., 1878.
GILBERT, William Schwenck; SULLIVAN, Arthur. The Pirates of Penzance; or, The Slave of Duty. London: Chappell & Co., 1880.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MAGALHÃES, Maria da Glória do Reis (org.). En Classe et En Scène: Dez anos de uma trajetória coletiva. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SANDER, Lúcia Vieira. Sobre o monólogo OFÉLIA & CIA: A HISTÓRIA (SUR)REAL. Revista Lume, Campinas, p. 1-7, n. 5, out. 2014. Disponível em: https://orion.nics.unicamp.br/index.php/lume/article/view/305/270. Acesso em: 31 out. 2025.
SANDER, Lúcia Vieira. Susan e Eu: ensaios críticos e autocríticos sobre o teatro de Susan Glaspell. Brasília: Ed. UnB, 2007.
UBERSFELD, Anne. L’école du spectateur. Paris: Belin, 1996.
WELLEK, René; WARREN, Austin. Teoria da literatura. Tradução de José Palla e Carmo. 3. ed. Lisboa: Europa-América, 1971.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira.
São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Ubu Editora; EdufsCar, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Cerrados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )
