Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s)
Palavras-chave:
Literatura e educação literária. Formação do leitor literário. Leitura em voz alta. Leitura compartilhada.Resumo
As condições de acesso à leitura literária não são muito favoráveis no contexto brasileiro. Promovendo acesso esporádico ao texto, muitas vezes a escolarização prende-se mais à tarefa de ensinar sobre a literatura do que promover o encontro do leitor com o texto. Este artigo traz algumas reflexões acerca do ensino de literatura na escola, das dicotomias que pautam esse processo, e defende a leitura em voz alta como eficiente estratégia para promover a experiência estética em sala de aula e o compartilhamento das possibilidades de leitura do texto.
Downloads
Referências
Aula aberta sobre Guimarães Rosa. Disponível em: <http://www.unirio.br/news/201cquando-escrevia-ele-mergulhava-na-propria-obra201d-diz-filha-de-joao-guimaraes-rosa-em-aula-aberta-sobre-o-escritor>. Capturado em 16 de maio de 2016.
Bajour, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
Bondía, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, jan./mar. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Capturado em 20/10/2015.
Calvino, Ãtalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Candido, Antonio. Discurso de paraninfo. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2002.
___________. O direito à literatura. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
Jean, Georges. A leitura em voz alta. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
Machado, Ubiratan. A vida literária no Brasil durante o Romantismo. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2010.
Petit, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009.
Reis, O. de Souza. A leitura oral. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1921.
Todorov, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
Zumthor, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Cerrados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )